A poética do horror e o invisível do retrato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.38015

Palavras-chave:

Retrato, Horror, Emoções, Neogótico, Objeto surrealista

Resumo

Ao discutir as características da poética do retrato, o artigo visa à teorização das emoções que participam da recepção da estética do horror. Inscrevendo-se no regime da negatividade livre da ambivalência melancólica, a estética do horror substitui o espelho pelo retrato. Afirmando seu caráter anticlássico na convenção gótica, o retrato corrobora os elementos da poética neogótica, surrealista e neossurrealista. No retrato representado por Émile Verhaeren, André Breton e Anne Sexton é o olhar que ocupa o lugar proeminente, assinalando a perturbadora relação entre a imagem, a ausência da pessoa e a presentificação da morte. Em consonância com a teoria do objeto surrealista, a poética do horror remete ao limite do sentir e do pensar, ou seja, ao indizível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Kempinska, Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense

Doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Professora de Teoria da Literatura no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: a estética da recepção, a relação entre a mímesis e as emoções, e a relação entre o discurso e o silêncio.

Referências

BARAŃCZAK, Stanisław. Wiersze zebrane. Cracóvia: Wydawnictwo a5, 2014.

BATE, David. Photography and Surrealism: Sexuality, Colonialism and Social Dissent. Londres: I. B. Tauris, 2003.

BLOCH, Béatrice. “Reconnaissance et éclipses de Verhaeren en France (1916-2016)”. In. Revue belge de philologie et d’histoire 96, 2018, pp. 1189-1209.

BRETON, André. Qu’est-ce que le surréalisme? Paris: Actual, 1986.

BRETON, André. Manifestos do surrealismo. Trad. S. Pachá. Rio de Janeiro: Nau, 2001.

BRETON, André. Nadja. Trad. I. Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

BRETON, André. L’art magique. Paris: Gallimard, 2008.

CHAR, René. Œuvres complètes. Pléiade. Paris: Gallimard, 1983.

CLASEN, Mathias. “The Evolution of Horror: A Neo-Lovercraftian Poetics”. In. MORELAND, Sean (org.). New Directions in Supernatural Horror Literature. E-Book, Palgrave Macmillan, 2018, pp. 43-60.

CLAUDEL, Paul. Œuvre poétique. Pléiade. Paris: Gallimard, 1957.

DICKIE, George. The Century of Taste. The Philosophical Odyssey of Taste in Eighteenth Century. Oxford: Oxford University Press, 1996.

DICKEY, Frances. The Modern Portrait Poem. From Dante Gabriel Rossetti to Ezra Pound. Charlottesville: University Of Virginia Press, 2012.

HOGAN, Patrick C. What Literature teaches us about Emotion? Nova Iorque: Cambridge University Press, 2011.

HOGAN, Patrick C. Literature and Emotion. Nova Iorque: Routledge, 2018.

HUME, David. “Três perfis; Da autenticidade dos poemas de Ossian”. In. PIMENTA, Pedro Paulo (org.). O iluminismo escocês. Trad. A. Amaral Rodrigues et al. São Paulo: Alameda, 2011.

ISER, Wolfgang. The Fictive and the Imaginary. Charting Literary Anthropology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1993.

LE FANU, Sheridan. Ghost Stories and Tales of Mystery. Dublin: James McGlashan, 1851.

LEMARDELEY-CUNCI, Marie-Christine. “Qu’est-ce qu’elles veulent encore? Un regard freudien sur la critique littéraire féministe”. In. Revue Française d’Etudes Américaines 65, 1995, pp. 460-470.

LEHMANN IMFELD, Zoë. The Victorian Ghost Story and Theology. From Le Fanu to James. E-Book, Palgrave Macmillan, 2016.

LOVECRAFT. Howard P. O horror sobrenatural na literatura. Trad. J. G. Linke. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.

MATTELART, Michèle. “Le capital séduction de la télévision commerciale”. In. L’Homme et la société 69-70, 1983, pp. 175-194.

MATTHEWS, John H. André Breton: Sketch for an Early Portrait. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 1986.

NANCY, Jean-Luc. Le regard du portrait. Paris: Galilée, 2000.

NANCY, Jean-Luc. Corpus. Trad. T. Maia. Lisboa: Vega, 2000a.

NANCY, Jean-Luc. L’Autre Portrait. Paris: Galilée, 2014.

PANOFSKY, Erwin et al. Saturn and Melancholy: Studies in the History of Natural Philosophy, Religion and Art. Nendeln: Kraus Reprint, 1979.

POE, Edgar Allan. The Works of Edgar Allan Poe II. Nova Iorque: A. C. Armstrong & Son, 1884.

SAGE, Victor. Le Fanu’s Gothic. The Rhetoric of Darkness. Novia Iorque: Palgrave Macmillan, 2004.

SEXTON, Anne. The Complete Poems. Boston: Houghton Mifflin, 1981.

SULLIVAN, Jack. Elegant Nightmares. The English Ghost Story from Le Fanu to Blackwood. Athens: Ohio University Press, 1978.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à litetarua fantástica. Trad. M. C. Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1992.

VERHAEREN, Émile. Poèmes. Paris: Mercure de France, 1896.

VERHAEREN, Émile. Sensations. Paris: G. Crés, 1927.

VERHAEREN, Émile. Les Campagnes hallucinées. Les Villes tentaculaires. Paris: Gallimard, 1982.

WYDMUCH, Marek. “Der erschrockene Erzähler”. In. ALPERS, Hans Joachim. H. P. Lovecraft – Der Poet des Grauens I (org.). Meitingen: Corian, 1983, pp. 33-58.

Littérature In. Littérature (uiowa.edu) Acesso em 13 de janeiro de 2022.

Downloads

Publicado

15-06-2022

Como Citar

Kempinska, O. (2022). A poética do horror e o invisível do retrato. Revista Farol, 18(26), 117–127. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.38015

Edição

Seção

Artigos