História da origem dos cestos Kaingang

o repertório simbólico no campo da visualidade aplicados na cestaria indígena

Autores

  • João Natalino Pantu Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot
  • Tadeu dos Santos UEM
  • Sheilla Patrícia Dias de Souza UEM

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.38033

Palavras-chave:

escrita, trama, pintura, praticas colaborativas, Arte indígena

Resumo

Este artigo apresenta  estudos sobre a cestaria e pinturas em cestos Kaingang por duplas de professores Kaingang junto a artistas, professores e estudantes do curso de Artes Visuais da UEM. Foram utilizados referenciais metodológicos interdisciplinares associando pesquisa em poéticas visuais, autoetnografia e etnohistória. Os resultados desdobram-se na produção de artigos, feitos também pelas demais duplas de participantes do projeto, que contribuem para a divulgação sobre aspectos da arte indígena, subsidiando a prática dos professores de Artes.

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Biografia do Autor

João Natalino Pantu, Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot

Professor Kaingang Vég Kóng, João Natalino Pantu. Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot - Terra Indígena Ivaí (PR).

Tadeu dos Santos, UEM

Professor no curso de Artes Visuais (UEM), e coordenador adjunto do projeto Arte e cultura indígena: interações estéticas e interculturais (UEM). Doutorando em História (UEM), membro do Coletivo Kókir e da ASSINDI.

Sheilla Patrícia Dias de Souza , UEM

Professora no curso de Artes Visuais (UEM), coordenadora do projeto Arte e cultura indígena: interações estéticas e interculturais (UEM), membro do Coletivo Kókir e da ASSINDI.

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

Pantu, J. N. ., Santos, T. dos ., & Souza , S. P. D. de . (2022). História da origem dos cestos Kaingang: o repertório simbólico no campo da visualidade aplicados na cestaria indígena. Revista Farol, 17(25). https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.38033

Edição

Seção

Ensaios