Modernismo no Brasil:

apontamentos iniciais para uma revisão do cânone a partir da arte mural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.40157

Palavras-chave:

muralismo, indústria, circulação, modernidade

Resumo

O objetivo deste artigo é debater a importância da arte mural para a revisão do cânone historiográfico a respeito do modernismo em São Paulo. Tratando dos aspectos de produção e circulação desta produção, propõe-se uma análise que enfoque as relações entre o crescimento urbano-industrial de São Paulo e a produção mural; a circulação desta produção em períodicos da época e as estratégias envolvidas na fatura dos painéis. A partir destes eixos, intenta-se propor novos parâmetros para a análise do desenvolvimento do modernismo no Brasil, substituindo a já consolidada matriz identitária pela ideia de uma experiência de modernidade.

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Biografia do Autor

Patricia Martins Santos Freitas, DTAM-UFES

Professora Doutora do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuando no Departamento de Teoria da Arte e Música. Pós-doutora em Arte, Teoria e Crítica pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas, com ênfase nas áreas de arte e cultura do século XX. Foi pesquisadora visitante no Departamento de História da Arte e Arqueologia da Columbia University (EUA). Atuou como pesquisadora do Centro de História da Arte e Arqueologia (Unicamp), do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (Unicamp) e do Comitê Brasileiro de Preservação do Patrimônio Industrial (TICCIH - Brasil). Possui estudos nas áreas de história da arte e cultura do século XX, artes decorativas e modernismo.

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Publicado

20-02-2024

Como Citar

Martins Santos Freitas, P. (2024). Modernismo no Brasil:: apontamentos iniciais para uma revisão do cânone a partir da arte mural. Farol, 19(29), 218–230. https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.40157

Edição

Seção

Artigos