En la piel

corpo, resitências, encontros e hibridações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40816

Palavras-chave:

Arte pandêmica, Vídeodança, processo criativo, hibridação

Resumo

O videodança En la piel foi produzido durante o percurso da pesquisa “Narrações do eu morrente” que investiga processos metodológicos de criação por meio da heurística híbrida. Foram criadas cinco versões durante o período de isolamento social e retorno parcial da convivência devido à pandemia da Covid-19. (Re)liga dois corpos masculinos que naquele momento encontravam-se distanciados, questionando-se sobre a incerteza de um reencontro. A tecnologia das edições uniu o que estava separado. En la piel é sobre corpos, resistências, encontros e hibridações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemir de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pesquisa dança, artes visuais, performances, arte e mediações tecnológicas e videodança.

Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Engenharia de Produção e associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pesquisa as relações entre arte, design e tecnologia.

Referências

BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CATTANI, Icleia Borsa. Arte contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero – metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 35 - 50.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Tradução de Sandra Rey. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003.

COUCHOT, Edmond. As condutas estéticas como experiências vividas. In: A natureza da arte: o que as ciências cognitivas revelam sobre o prazer estético. São Paulo: Unesp, 2018. 271-277.

GIANNETTI, Cláudia. Estética Digital: Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Tradução de Maria Angélica Melendi. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2017.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PASSERON, René. Da estética à poiética. Porto Alegre, RS, nov. 1997. In: Revista Porto Arte, Porto Alegre, n. 15, V. 8. p. 103-116, nov. 1997.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em arte. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero – metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 123 – 140.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

VALENTE, Agnus. Heurística híbrida e processos criativos híbridos: uma reflexão sobre as metodologias da criação no contexto do hibridismo em artes. In: FIORIN, Evandro; LANDIM, Paula da Cruz; LEOTE, Rosangela da Silva (Org.). Arte-ciência: processos criativos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. (Coleção PROPe Digital - UNESP). ISBN 9788579836244. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/123646. Acesso em: 23 jun. 2020.

Downloads

Publicado

15-06-2022

Como Citar

Oliveira, V. de, & Minuzzi, R. de F. B. (2022). En la piel: corpo, resitências, encontros e hibridações. Revista Farol, 18(26), 64–70. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40816

Edição

Seção

Seção Temática