Urso contra “MagraSS”

Pistas para um processo criativo em diálogo com o Teatro Documentário e a Autoficção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40817

Palavras-chave:

processo de criação, teatro documental, autoficção, gordofobia, urso

Resumo

O presente artigo investiga pistas para um processo de criação cênica a partir de uma situação real de gordofobia vivenciada/sofrida por um dos autores. A investigação se ampara na noção de processo criativo, compreendido como um percurso construtivo que envolve movimento, interação e transformação. Nessa perspectiva, a reflexão estabelece diálogos com as proposições do Teatro Documentário e da Autoficção/Autoescritura, buscando encaminhamentos para a elaboração criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walmick de Holanda, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará - ICA/UFC. Atua com ênfase em artes cênicas e direção teatral.

Francis Wilker, Universidade Federal do Ceará

Professor efetivo do curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará e associado ao Programa de Pós-Graduação em Artes do ICA-UFC e do Mestrado Profissional em Artes do Instituto Federal do Ceará. Pesquisa encenação contemporânea, pedagogia do teatro, as relações entre arte, paisagem e espaço urbano, processos criativos e performance.

Referências

FLAUAUS, Vinicius Melo. Ursos, filhotes e caçadores: História da comunidade “Bear” em São Paulo. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2021.

LEITE, Janaina Fontes Leite. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Perspectiva, 2017.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: Construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2016.

SOLER, Marcelo. Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção. São Paulo: Ed. Hucitec, 2010.

VIDARTE, Paco. Ética bixa: proclamações libertárias para uma militância LGBTQ. (traduzido por Maria Selenir Nunes dos Santos, Pablo Cardellino Soto). São Paulo: n-1 edições, 2019.

Downloads

Publicado

15-06-2022

Como Citar

Holanda, W. de, & Wilker, F. (2022). Urso contra “MagraSS”: Pistas para um processo criativo em diálogo com o Teatro Documentário e a Autoficção. Revista Farol, 18(26), 71–77. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40817

Edição

Seção

Seção Temática