Entre ruídos e ruínas

Olvido (1987-1989) de Cildo Meireles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40819

Palavras-chave:

Cildo Meireles, povos originários, sonoro, dizimação indígena, Olvido (1987-1989)

Resumo

Esta comunicação analisa Olvido (1987-1989), obra em que Cildo Meireles aborda a dizimação indígena a partir do sonoro (SCHAFER, 2011), da visualidade e também do olfato, destacando o impacto da colonização nas Américas. Recorremos a arquivos do MoMA, do acervo Memória Lage e a uma entrevista que realizamos com o artista (2020). Problematizamos como a vida dos povos originários era valorizada nos processos coloniais, destacando a fricção entre a cultura branca-europeia e a cosmogonia indígena.

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Biografia do Autor

Caroline Alciones de Oliveira Leite, Fundação CECIERJ

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Seus interesses de pesquisa no Doutorado giram em torno da obra do artista Cildo Meireles.

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Publicado

15-06-2022

Como Citar

Leite, C. A. de O. (2022). Entre ruídos e ruínas: Olvido (1987-1989) de Cildo Meireles. Farol, 18(26), 87–93. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40819

Edição

Seção

Seção Temática