A importância da biografia na construção da interpretação das obras de Lycia de Biase (1910-1991)
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v18i27.41057Palavras-chave:
Lycia De Biase, Biografia, Musicologia, Processo de CriaçãoResumo
Lycia De Biase foi uma musicista capixaba que atuou ativamente no meio musical na década de 1930, tendo produzido 426 composições no decorrer de sua vida. Ainda são poucas as pesquisas dedicadas a estudar a sua produção, por isso, este artigo objetiva investigar possíveis aspectos da técnica e da estética da compositora como auxílio para futuros estudos de interpretação de suas obras. Isto se realizará por meio de observações a cerca de dados biográficos obtidos por LORENÇÃO (2020) e GARCIA (2021).
Downloads
Referências
“ANGELUS” e “Anchieta” de Lycia De Biase Bidart. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 12225, p. 7, 02 de outubro de 1934. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=089842_04&pagfis=24240. Acesso em: 10 de outubro de 2022.
BALZI, Juan J. O impressionismo. São Paulo. Editora Claridade, 2007.
BRANDÃO, J. M. Ópera no Brasil: um panorama histórico. Revista Música Hodie, Goiânia, V.12 - n.2, p. 31-47, 2012.
GARCIA, Nicole Manzoni. A trajetória da compositora Lycia De Biase Bidart (1910 – 1991). Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Estado do Paraná, Curitiba, 2021. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13280. Acesso em: 07 de outubro de 2022.
LORENÇÃO, Tayná Batista. Lycia de Biase Bidart: Pianista, compositora e regente capixaba do século XX. Monografia (Licenciatura em Música) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.
MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Horizontes pedagógicos e pianísticos nas escritas autobiográficas de Magda Tagliaferro. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 32,p. 150 –171, set./dez.2015.
O CONCERTO do Maestro Giannetti e de Lycia De Biase. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 11628, p. 6, 02 de novembro de 1932. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=089842_04&pagfis=13853. Acesso em: 10 de outubro de 2022.
TOFFANO, Jaci. As pianistas dos anos 1920 e a geração jet-lag. O paradoxo feminista. Editora UNB, 2007.
VERMES, Viviana Mónica. Teatros, circuitos e repertórios no mundo musical carioca de final de século XIX e início do século XX. In: Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM, 2014, São Paulo. Disponível em:https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/view/2820/874. Acesso em: 07 de outubro de 2022.
WILEY, Christopher Mark. Biography and the New Musicology. University of London Institucional Repository. Belgrado, v. 3, 22p. 2010. https://openaccess.city.ac.uk/id/eprint/2014/1/Biography%20and%20the%20New%20Musicology.pdf. Acesso em: 07 de outubro de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.