Cólera das imagens

controle, resistência, guerra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43539

Palavras-chave:

imagem, guerra, novas mídias, arte contemporânea, dossiê temático

Resumo

Reconhecemos que uma imagem nunca é única, mas sempre múltipla, e seus significados só se desvelam na cadeia de relações a que faz parte a partir de visões criteriosas. Nas artes das imagens em movimento, podemos citar a multiplicidade dos campos do cinema e do vídeo. Em sua aurora, o cinema analógico, como sabemos, constituía movimento por ilusão, através de uma sucessão de fotogramas encadeados um ao lado do outro, ou acima e abaixo, se olharmos a película de celulóide na vertical, para então sugerir o deslocamento dos corpos e dos elementos constitutivos das cenas. Diante disso, o ver fotográfico e fílmico modularam-se numa relação de captação e montagem. Quer seja por captar imagens e posteriormente montá-las em sucessivos planos ou desmontar imagens pré-existentes para posteriormente as remontar com a intenção de dá-las  uma nova vitalidade, um novo corpo a pertencer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Arçari, PPGAV-EBA/UFRJ

Artista visual e pesquisador, doutorando em Linguagens Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA / UFRJ) com bolsa CAPES. Suas pesquisas recentes investigam as teorias da imagem com ênfase no pensamento da convergência entre os campos da fotografia, filme, vídeo.

Bruno Zorzal, PPGA-UFES

Artista visual e pesquisador, Bruno Zorzal é doutor em Estética, Filosofia e História das Artes Plásticas e Fotografia pela Universidade Paris 8 Vincennes - Saint-Denis, na França. Faz exposições e publica livros de teoria da fotografia e das imagens no Brasil e na França. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, Fapes, e membro da Cooperativa de pesquisa e criação RETiiNA.International.

Referências

ARÇARI, André Nascimento. Dominique Gonzalez-Foerster: Chambres, Atomic Park, Desert Park, Empty Park. In: Arte além da arte: Anais do 2º Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020, pp. 153-164.

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens - foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 1997.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontagens do tempo sofrido. O olho da história, II. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018

DUBOIS, Phillipe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

FOSTER, Hal. Vision quest: the cinema of Harun Farocki. In: Artforum, v. 43, n. 3, 2004, pp. 156-161.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

LEFORT, Claude. The Polítical Forms of Modern Society: Bureaucracy, Democracy, Totalitarianism. Cambridge: The MIT Press, 1986.

MELENDI, Maria Angelica. O que resta da ditadura. Transgressão na arte de América Latina entre dois séculos. Belo Horizonte: Atual, 2016.

VIRILIO, Paul. Guerra e Cinema. São Paulo: Boitempo, 2005.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

Arçari, A., & Zorzal, B. (2024). Cólera das imagens: controle, resistência, guerra. Revista Farol, 19(29), 25–35. https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43539

Edição

Seção

Seção Temática