Circuitos fechados de televisão
por uma estética do monitoramento e da vigilância
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43540Palavras-chave:
videoarte, instalação, videoinstalação, CFTVResumo
O ensaio busca analisar, a partir dos primórdios da videoarte em idos de 1970, a constituição das imagens geradas por CCTV - Closed-Circuit Television (CFTV-Circuito Fechado de Televisão) como constituintes das obras Live-Taped Video Corridor (1970) e Four Corner Piece (1971) de Bruce Nauman, bem como na videoinstalação Observation of observation: indeterminacy (1973) de Peter Weibel. Busca-se pensar o processo da formação da imagem por esses aparelhos e suas implicações como dispositivos de bloqueio real/virtual da insegurança e do medo, advindos de uma indústria consolidada a qual supomos existir, construídos social e culturalmente. Em diálogo com os artistas, o ensaio retoma um texto de Rosalind Krauss sobre video e narcisismo (1976) e os conceitos de sociedade disciplinar de Michel Foucault e sociedade de controle de Gilles Deleuze, para pensar nesse aparato gerador de imagens no campo da arte, que se diferencia de sua habitual utilização nos espaços públicos e privados como ferramenta de proteção e segurança.
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Referências
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