Circuitos fechados de televisão

por uma estética do monitoramento e da vigilância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43540

Palavras-chave:

videoarte, instalação, videoinstalação, CFTV

Resumo

O ensaio busca analisar, a partir dos primórdios da videoarte em idos de 1970, a constituição das imagens geradas por CCTV - Closed-Circuit Television (CFTV-Circuito Fechado de Televisão) como constituintes das obras Live-Taped Video Corridor (1970) e Four Corner Piece (1971) de Bruce Nauman, bem como na videoinstalação Observation of observation: indeterminacy (1973) de Peter Weibel. Busca-se pensar o processo da formação da imagem por esses aparelhos e suas implicações como dispositivos de bloqueio real/virtual da insegurança e do medo, advindos de uma indústria consolidada a qual supomos existir, construídos social e culturalmente. Em diálogo com os artistas, o ensaio retoma um texto de Rosalind Krauss sobre video e narcisismo (1976) e os conceitos de sociedade disciplinar de Michel Foucault e sociedade de controle de Gilles Deleuze, para pensar nesse aparato gerador de imagens no campo da arte, que se diferencia de sua habitual utilização nos espaços públicos e privados como ferramenta de proteção e segurança.

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Biografia do Autor

André Arçari, PPGAV-EBA/UFRJ

Artista visual e pesquisador, doutorando em Linguagens Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA / UFRJ) com bolsa CAPES. Suas pesquisas recentes investigam as teorias da imagem com ênfase no pensamento da convergência entre os campos da fotografia, filme, vídeo.

Referências

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Publicado

20-02-2024

Como Citar

Arçari, A. (2024). Circuitos fechados de televisão: por uma estética do monitoramento e da vigilância. Revista Farol, 19(29), 36–46. https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43540

Edição

Seção

Seção Temática