Pensar uma imagem-guerra

testemunho visual e estratégia de resistência em obras de Rabih Mroué, Harun Farocki e Tania Bruguera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43549

Palavras-chave:

imagem, guerra, arte contemporânea

Resumo

Este artigo analisa o uso da imagem por artistas como Rabih Mroué, Harun Farocki e Tania Bruguera, destacando seu papel em documentar a realidade, comunicar mensagens e atuar como uma forma de resistência. Investigamos como suas abordagens contribuem para o engajamento e a interpretação de conflitos, formando o conceito que denominamos como “imagem-guerra”, inspirado nas ideias de Paul Virilio, discutidas no livro Guerra e Cinema. O artigo ressalta a relevância da imagem nas esferas visual, social e política contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Teixeira Elias, Unicamp

Mariana Teixeira Elias é Doutoranda em Multimeios na UNICAMP, bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESPProcesso nº 2022/06077-4) e Mestra em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Atua na Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNICAMP, e é membro do Grupo de Pesquisa CNPq Trajetórias sem fronteiras: cinemas do refúgio contemporâneo (CineRE). Seus campos de atenção são Cinema, Documentário, Testemunho, Refúgio. Além do desenvolvimento de trabalhos em artes visuais, cinema e vídeo.

Referências

ELIAS, Mariana Teixeira. Pensar uma imagem-guerra: Rabih Mroué e o modo revolucionário de fazer arte. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020.

MARTÍNEZ, Pablo. Cuando las imágenes disparan. In: POLANCO, Aurora Fernández (Org.). Rabih Mroué. Image(s), mon amour: Fabrications (Catálogo de Exposição). Madri: CA2M Centro de Arte Dos de Mayo; Comunidad de Madrid, 2013, pp. 75-85.

MONTEIRO, Gabriela Lírio Gurgel. Imagens extremas na cena contemporânea. Alea, Vol. 20, nº 2 [online], 2018, pp. 257-268. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1517-106x/2018202257268>. Acesso em: 12 Jan. 2024.

MROUÉ, Rabih. La Revolution Pixelada. In: POLANCO, Aurora Fernández (Org.). Rabih Mroué. Image(s), mon amour: Fabrications (Catálogo de Exposição). Madri: CA2M Centro de Arte Dos de Mayo; Comunidad de Madrid, 2013, pp. 359-374.

PARENTE, André; CARVALHO, Victa de. Entre cinema e arte contemporânea. In: Revista Galáxia, Nº 17. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, 2009, pp. 27-40.

POLANCO, Aurora F.. Fabrications Image(s) mon amour. In: POLANCO, Aurora Fernández (Org.). Rabih Mroué. Image(s), mon amour: Fabrications (Catálogo de Exposição). Madri: CA2M Centro de Arte Dos de Mayo; Comunidad de Madrid, 2013, pp. 11-34.

STEYERL, Hito. Em defesa das imagens pobres. In: ALIX – Jornal de Estudos de Fotografia e Cinema. Porto: Faculdade de Belas Artes - Universidade do Porto. Disponível em: <https://alix.fba.up.pt/em-defesa-das-imagens-pobres>. Acesso em: 15 Jan. 2024.

VIRILIO, Paul. Guerra e Cinema. São Paulo: Boitempo, 2005.

Audiovisuais

FOGO Inextinguível. Direção: Harun Farocki. Produção: Harun Farocki. Colônia (Alemanha): Berlin-West for WDR , 1969. 25 min.

SHOOT Yourself. Direção: Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen. Produção: Delicatessen Filmes, Movie&Art, TempoDesign e Pep La F.I.L.M. São Paulo, 2012. 73 min. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=axwj4sk5oIQ>. Acesso em: 16 de Jan. 2024.

SELF-Sabotage. Direção: Tania Bruguera. Produção: Estúdio Bruguera, 2009. 12 min. Disponível em: <https://vimeo.com/33776846>. Acesso em: 16 de Jan. 2024.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

Elias, M. T. (2024). Pensar uma imagem-guerra: testemunho visual e estratégia de resistência em obras de Rabih Mroué, Harun Farocki e Tania Bruguera. Revista Farol, 19(29), 114–127. https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43549

Edição

Seção

Seção Temática