Arte e Política das Coisas
A Curadoria de Bruno Latour e a Reconfiguração das Mediações na Era Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.47436Palavras-chave:
Bruno Latour, estratégias curatoriais, arte e ciência, modernidade, AntropocenoResumo
Este estudo investiga as estratégias curatoriais de Bruno Latour nas exposições "Iconoclash", "Making Things Public" e "Reset Modernity!", analisando como o sociólogo francês utiliza a arte para desafiar as concepções tradicionais de modernidade, ciência e política. Através de uma abordagem interdisciplinar, a pesquisa demonstra que as exposições funcionam como laboratórios conceituais que problematizam a separação entre natureza e cultura, propondo uma visão mais complexa e relacional da realidade social. Os resultados revelam que Latour desenvolve conceitos-chave como "iconoclash" e "política das coisas" para reconfigurar nosso entendimento sobre agência e representação. Conclui-se que as intervenções curatoriais de Latour constituem uma crítica radical ao pensamento moderno, oferecendo uma perspectiva inovadora para compreender os desafios contemporâneos, especialmente no contexto do Antropoceno.
Referências
HALSALL, Francis. Actor-Network Aesthetics: The Conceptual Rhymes of Bruno Latour and Contemporary Art. New Literary History 47, no. 2/3 (2016): 439–61. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/24772788. Acesso em: 16 jun. 2025.
MPARATO, Marcella. Da iconoclastia ao iconoclash, de Bruno Latour. Rapsódia, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 17, p. 175–187, 2023. DOI: 10.11606/issn.2447-9772.i17p175-187. Disponível em: https://revistas.usp.br/rapsodia/article/view/219846. Acesso em: 16 jun. 2025.
KATTI, Christian S. G. Mediating Political “Things,” and the Forked Tongue of Modern Culture: A Conversation with Bruno Latour. Art Journal, p. 94-115, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/00043249.2006.10791197. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00043249.2006.10791197. Acesso em: 16 jun. 2025.
LATOUR, Bruno. How to be iconophilic in Art, Science and Religion? In: JONES, Caroline A.; GALISON, Peter (Ed.). Picturing science, producing art. New York: Routledge, pp. 418-440,1998.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paul: Editora 34, 2013.
LATOUR, Bruno. Petite réflexion sur le culte moderne des dieux Faitishes. Paris: Les Empêcheurs de Penser en Rond, 1996.
LATOUR, Bruno (Ed.). Reset Modernity!. Cambridge: The MIT Press And ZKM, 2016.
LATOUR, Bruno; WEIBEL, Peter (Ed.). Iconoclash: beyond the image wars in science, religion and art. Karlsruhe: Center for Art and Media, 2002. Routledge, 1998.
SANTAELLA, Lucia. Reset Modernity!. Teccogs: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, TIDD, PUC-SP, São Paulo, n. 13, p. 142-143, jan-jun. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/teccogs/article/view/52611/34587. Acesso em: 16 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Victor Tuon Murari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.