Cadernos, livros, processos e uma proposta experimental sobre as formas de (apresent)ação
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v18i27.40088Palavras-chave:
Cadernos, Processos, Poética, Reprodutibilidade, Sistema das artesResumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre processos poéticos que utilizam cadernos e livros e que se estabelecem nas relações programáticas e sistêmicas, não apenas como fases operacionais e processuais de estudo no desenvolvimento de projetos artísticos, mas como instaurações finais da produção. Para isso parte-se de experiências pessoais e autorais com inserção de estudos de caso, em uma narrativa que enfatiza os desafios enfrentados e os que estão colocadas atualmente para a produção artística.
Downloads
Referências
ALBERTI, Leon Baptista. Da Pintura. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.
ALMOZARA, Paula. “’Arquivos da Destruição’: experiências e invenções sobre a paisagem a partir da obra de Glayson Arcanjo”. Revista Estúdio, artistas sobre outras obras. ISSN 1647-6158 e-ISSN 1647-7316. 8, (19), julho-setembro, 2017. 18-25.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea, uma introdução. São Paulo: Martins, 2005.
CARAËS, Marie-Haude; MARCHAND-ZANARTU, Nicole. Images des pensées. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 2011.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado, processo de criação artística. 1ª. ed. São Paulo: Fapesp, Annablume, 1998.
TOLNAY, Charles de. History and technique of old master drawings, a handbook. New York: H. Bittner and Company, 1943.
VESCHI, Benjamin. Etimologia, origem do conceito. Site, 2020. Acesso em: 29/setembro/2022. Disponível em: https://etimologia.com.br/caderno/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.