Arquivos - Página 2
-
n. 7 (2006)
Este sétimo número da Revista Farol foi viabilizado na pareceria do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo com a CAPES, por meio do Programa de Qualificação Institucional — PQI. Sua temática para reflexão é O Duplo e seus Sentidos.
Partimos do principio de que quando um objeto estático se põe aos sentidos do observador, em espaços públicos ou privados, sabe-se que esse objeto pertence a urn conjunto de significações e tradições que o definem como tal, tornando possível sua apreensão e compreensão como fenômeno de uma totalidade excludente: um sistema semiotic° mais ou menos fechado, definido por um conjunto de leis e convenções que permitem tal percepção. Tomamos algumas palavras de Pierce, que provoca para que " [...] consideremos agora o que poderia surgir como existindo no instante presente se estivesse completamente separado do passado e do futuro. Só podemos adivinhar, pois nada é mais oculto do que o presente absoluto" - para propor que o fenômeno é percebido na duplicidade de sua existência constituída tanto no tempo, quanto no espaço, e da qual podemos apreender apenas possibilidades.
-
n. 6 (2005)
Este número da revista Farol reúne um expressivo conjunto de textos que, sob diferentes ângulos de percepção, versam sobre problemáticas correlatas entre artes e comunicação. Essa temática especial mobiliza desafios postos no projeto desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Artes (GPeCA) de Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (CAR/UFES), que, desde 2002, recebe o incentivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Qualificação Institucional (PQI).