Étienne Souriau: Uma Ontologia Singular
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i20.23450Abstract
Frequentemente, eu me censuro, silenciosamente, por não ter militado o suficiente pelo (re) conhecimento de Étienne Souriau. Na verdade, eu o fiz: a cada ano, falei com meus alunos sobre suas teorias estéticas ou filosóficas, bem como sobre sua contribuição para a teoria do cinema; em vários livros ou artigos, discuti ou analisei suas propostas; entre outros, em Filosofia de uma Arte Moderna: o cinema, dedico um capítulo inteiro às consequências de sua divisão entre o representativo e o "apresentativo" quanto à Sétima arte. A lista de minhas alusões ou referências a seu trabalho não se encerram aí. Mas essa crítica que eu evoco agora não lhes diz respeito. Trata-se, ao contrário, de dedicar a Souriau um estudo inteiro, tão exaustivo quanto possível, em todo caso, visando a apresentá-lo e expressando toda a admiração que tenho por ele, e que eu acredito objetiva.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista Farol authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.