Processos criativos de cantores em redes através de entrevistas como documentos de processo
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30724Keywords:
Processos de Criação; Transcriação; Redes; Documentos de Processo; CantoAbstract
Os processos de criação da interpretação de cantores da música erudita serão aqui abordados a partir do material de entrevistas que realizamos com cantores de nosso cenário musical. Traremos alguns tópicos de generalizações que foram por nós retirados das entrevistas a fim de tornar visível a dimensão da criação como transcriação em rede nos seus processos, refletindo e analisando os documentos de processo com base nos recursos de Redes da Criação e da Crítica de Processos de Salles (2006, 2010).
Downloads
References
ALBERTI, Verena. História oral: a experiência do Cpdoc. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1990.
CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
CLARKE, Eric. Understanding the psycology of performance. In J. Rink (Ed.): Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: Cambridge U. Press, 2003, 59-72.
DUNSBY, Jonathan. Performers on performance. In J. Rink (Ed.): Musical Performance: A guide to understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2003, 225-236.
JOHNSON, Peter. The legacy of recordings. In: RINK, John (ed.) Musical performance: a guide to understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
NEVES, José Maria. Villa-Lobos, o choro e os Choros. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1977.
PINHEIRO, Amálio (org.). O meio é a mestiçagem. São Paulo: Estação Letras e Cores, 2009.
SALLES, Cecilia. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010.
___. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.
TANGUIANE, Andranick. Analysing three interpretation of the same piece of music. In: DALMONTE, Rosanna (Ed); BARONI, Mario (Ed.). Secondo Convegno Europeo di Analisi Musicale. Trento: Università Degli Studi, Dipartamento di Storia della Civiltà, 1992, 21-40.
THOMPSON, Paul. A voz do passado. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista Farol authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.