Alguns apontamentos sobre o trabalho performático da artista Cecilia Stelini
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30729Keywords:
Performance; sujeito; arte contemporânea; Cecilia Stelini.Abstract
Este texto aborda alguns aspectos do processo de criação da artista brasileira Cecilia Stelini, no qual a performance é observada como uma linguagem contemporânea em que no momento da operacionalização “o artista se funde com a obra”, sendo assim, o “sujeito” é intrínseco ao contexto de produção, no qual, de acordo com Tânia Rivera (2013), este se torna sujeito-objeto, que é questionado, ou, que questiona a si mesmo, a partir da criação do objeto-questão instaurado.
Downloads
References
AGRA, Lúcio (2012). Perfoda-se - um documentário sobre performance arte. Disponível em: <http://vimeo.com/70489200#at=0>. Acesso em 17 dez. 2018.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. 2. ed. ed. Brasil: Perspectiva, 2013.
RIVERA, Tania. O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
SANTOS, José Mário Peixoto. Breve histórico da “performance art” no Brasil e no mundo. Revista OHUN do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – PPG-AV-EBA-UFBA, n. 4, 2008. ISSN.1807-5479. Disponível em URL: <http://www.revistaohun.ufba.br/pdf/ze_mario.pdf>. Acesso em 18 nov. 2018.
STELINI, Cecilia. AT | AL | 609 | lugar de investigações artísticas. Disponível em: <http://www.at-al-609.art.br>. Acesso em: 01 out. 2018.
VEIGA, Luana Marchiori. Performance [entre] Cinema: passagens e atravessamentos entre artes em busca das poéticas da presença. 2016. 1 recurso online (270 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321130>. Acesso em: 31 ago. 2018.
YZUMIZAWA, Allan. As imagens e as performances que invadiram o corpo da artista Cecilia Stelini. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista Farol authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.