Avenida Brasília Formosa
Afetos e Encontros
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.32690Keywords:
Gabriel Mascaro, cotidiano, performance, cinema contemporâneo, brodagemAbstract
Em Avenida Brasília Formosa (2010) o diretor Gabriel Mascaro realiza uma série de tensionamentos relacionados ao cinema contemporâneo por meio de atravessamentos artísticos e midiáticos, linguagens em trânsito, processos e contaminações entre tecnologia, arte e vida. Como uma forma de reflexão sobre a cena contemporânea, esse artigo busca analisar os processos do cinema acerca das produções colaborativas (brodagem), a produção de subjetividade através da mediação da câmera com o corpo, a performance, as hibridizações entre linguagens, os novos modos de produção de presença e as ações micropolíticas no cotidiano.
Downloads
References
ANDERS, P. Extending Architecture Through Electronic Media. In: SPEED, C.; GRINSTED, G. (Eds.) Vol.01. London: Liquid Press, Plymouth, 2001.
BEIGUELMAN, Giselle. Blogs: publico, logo existo. In: ___. Linke-se: arte/mídia/politica/cibercultura. São Paulo: Peirópolis, 2005.
BENTES, Ivana. Vídeo e cinema: Rupturas, reações e hibridismo. In: MACHADO, Arlindo. (Org.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2007.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: XX Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Porto Alegre, 2011.
___. Formas do antecampo: performatividade no documentário brasileiro contemporâneo. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, Rio Grande do Sul, 2014.
CARVALHAES, Ana Goldenstein. Persona Performática: alteridade e experiência na obra de Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2012.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.
COMOLLI, Jean-Louis. Sob o risco do real. In: GUIMARÃES, Cesar; CAIXETA, Ruben. (Orgs.). Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
DELEUZE, Gilles. Sur Spinoza. Aula de 24 jan. 1978. Disponível em: <https://www.webdeleuze.com/textes/194>. Acesso em: 9 ago. 2019.
___. Cinema 2: a magem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.
GUATARRI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. São Paulo: Vozes, 1996.
MACHADO, Arlindo. Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2007.
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo: o vídeo na cultura digital. Revista Conexão, Universidade Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, v. 3, p. 17-34, 2004.
___. Zona de risco: poéticas de intervenção digital em São Paulo. Livro de Resumos COMPÓS. XIV Encontro Anual COMPÓS, 2005, Rio de Janeiro.
___. Extremidades do vídeo. São Paulo: Senac, 2008.
___. O que é performance? Revista Select, coluna Fogo Cruzado, ed. 26, 2015.
___. (Org.). Extremidades: experimentos críticos: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
MIGLIORIN, Cezar. (Org.). Ensaios no real: o documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro: Azougue, 2010.
MOLETTA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produções de baixo custo. São Paulo: Summus, 2010.
NETO, João Leite Ferreira. A analítica da subjetivação em Michel Foucault. Revista Polis e Psique, v. 7, n. 3, p. 7-25, 2017. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/76339>. Acesso em: 24. jun. 2020.
NOGUEIRA, Amanda Mansur Custódio. A brodagem no cinema em Pernambuco. Tese (Doutorado em Comunicação) – Departamento de Comunicação, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
POLANCO, Aurora Fernández; PRADEL, Antonio. La nueva estrategia de poder del capitalismo mundial: dos extractos de la entrevista de Suely Rolnik. Re-visiones, 2015. Disponível em: <https://laboratoriodesensibilidades.wordpress.com/2016/03/06/el-capitalismo-mundial-integrado-y-su-estrategia-micropolitica-de-poder-por-suely-rolnik/>. Acesso em: 24. jun. 2020.
ROLNIK, Suely. Arquivo para uma obra-acontecimento: ativação da memória corporal da poética de Lygia Clark e seu contexto. São Paulo: Edições Sesc, 2011.
___. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
SILVA, Adriano Pereira da. Conhecimento e afetividade em Espinosa: da reforma da inteligência à potência do conhecimento como afeto. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Estadual de São Paulo, Marília, 2012.
SILVA, Tarcisio Torres. Ativismo digital e imagem: estratégias de engajamento e mobilização em rede. São Paulo: Paco Editorial, 2016.
VEIGA, Luana Marchiori. Performance [entre] cinema: passagens e atravessamentos entre artes em busca das poéticas da presença. Tese (Doutorado em Multimeios) – Universidade de Campinas, Campinas, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista Farol authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.