Arte Indígena Contemporânea Decolonialidade e ReAntropofagia

Contemporary Indian Art Decoloniality and Reanthropogagy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.35982

Abstract

The article reflects on the decolonial dimension of contemporary indigenous art, through the tactic of (re)anthropophagy and insurgency, through the approach to the production of indigenous artists, who mix cosmological references and indigenous visualities with appropriations of Western artistic canons, languages ​​and technologies. Artists, who occupy institutionalized spaces and enter the contemporary art market, promoting fissures in the hegemonic narratives about the original peoples of Brazil. This phenomenon, which appears in the Brazilian contemporary art scene, will be perceived in dialogue with the thoughts, actions and poetics of two indigenous artists, recognized in Brazil and abroad. Jaider Esbell, who brings the foundations of what is configured as Art Contemporary Indigenous, and Denilson Baniwa, who conceived the Puçanga Art and its power to insurrect, bewitch and heal colonial wounds.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gloria Alejandra Guarnizo Luna, UFSC

Doutora em História pelo Programa de Pós-graduação   em   História   da   Universidade   Federal de  Santa  Catarina  -  UFSC  (2018, com a tese: O (Não) Lixo na Era  do  Consumo:  Cidade,  Museu,  Arte. Autora dos livros: Museus do Lixo no Brasil (2021) e Irene de Souza Boemer: Dama do Rádio - Cronista da Cidade (2008). Graduada em História e Museologia. Museóloga registrada no Conselho Regional de Museologia -  COREM -  5 Região PR/SC. Desenvolve pesquisas na área de História, Teoria e Crítica de Arte com ênfase nas Imagens, Arte, Museus, Acervos, Coleções, Exposições, Patrimônio, Cidade, Consumo, Discursos, Subjetividades e Contemporaneidade.

Maria Bernardete Ramos Flores, UFSC

Professora Titular Aposentada do Departamento de História da UFSC. Graduada em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1973), Mestre em História - UFSC (19790), Doutora em História - PUC/SP (1991), Pós-Doutorado - Universidade Nova de Lisboa/University of Maryland (1999-2000), Pós-Doutorado - IDAES - Universidad de San Martín (2009-2010). Professora visitante na Universidade de Salamanca (2003). Ano Sabático na University of California - Campus Davis (1994). Prêmio Destaque de Pesquisa - Centro de Filosofia e Ciência Humanas (2010). Dedica-se à pesquisa de História e Arte, Modernidade e Estética, Teoria da Imagem e Teoria da História. Atua na Linha de Pesquisa História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio, do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Entre diversos artigos e livros publicados, destacam-se as obras Tecnologia e Estética do Racismo. Ciência e Arte na Política da Beleza (2007), pela Argos Editora, e Xul Solar e Ismael Nery entre outros Místicos Modernos. Sobre o revival espiritual, 2017, pela editora Mercado de Letras.

Sabrina Fernandes Melo, UFPB

Professora Adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e professora permanente no Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais - PPGAV/UFPB/UFPE.Museóloga e Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina ( 2018) com pesquisa realizada na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, Portugal ( 2017). Desenvolve pesquisas nas áreas de História, Teoria e Crítica de Arte.

References

ANJOS, Moacir dos. Para Decolonizar a Brasiliana. Revista Select, n.49, 2021. Disponível em <https://www.select.art.br/para-decolonizar-a-brasiliana/>. Acesso em 25 abr. 2021.

BANIWA, Denilson. A arte construiu a história do mundo. Arte e cultura. Universidade Federal de Minas Gerais. Live transmitida em 17 de setembro de 2020a. Disponível em <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/a-arte-construiu-a-historia-do-mundo-diz-denilson-baniwa>. Acesso em 29 mar. 2021.

BANIWA, Denilson. Canibal não, Antropofagia da Resistência. Denilson Baniwa. Live transmitida em 01 de setembro de 2020b. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=kEivcNwGeag>. Acesso em 01 mai. 2021.

BANIWA, Denilson. Aruê! Arte, Cultura e Holismos, Abertura do festival Iluminura com Georgia Cardoso, Denilson Baniwa e Marly Oliveira. Live transmitida em 04/04/2021a. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=Z1HfQSUywF0>. Acesso em 10 abr. 2021.

BANIWA, Denilson. Debate # 3: Thiago M. de Melo, Denilson Baniwa, Maurício Pokemon, Claudia Renault, Clara Cavendish. Automatica - produtora contemporânea. Live transmitida em 14/06/2021b. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=hw_hbXXrmYk>. Acesso em 16 jun. 2021.

BENJAMIN, Walter. Tese 7, de Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre a literatura e a história da cultura. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1987.

DANNER, L. F; DORRICO, J; DANNER F. Decolonialidade, lugar de fala e voz-práxis estético-literária: reflexões desde a literatura indígena brasileira. ALEA. Rio de Janeiro, vol. 22/1, p. 59-74, 2020.

DINATO, D. ReAntropofagia: a retomada territorial da arte. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 3, n. 3, p. 276-284, set. 2019. Disponível em ˂https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ mod/article/view/4224˃. Acesso em 29 mar. 2021.

GÓMEZ, Moreno, Pedro Pablo; MIGNOLO, Walter (Orgs). Estéticas decoloniales. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012, p. 8. Disponível em <https://issuu.com/paulusgo/docs/est_ticasdecoloniales_gm>. Acesso em 10 abr. 2021.

ESBELL, Jaider. Exposição MIRA! Artes Visuais Contemporâneas Indígenas. Live publicada em 23 de abril de 2015. Disponível em <https://projetomira.wordpress.com/>. Acesso em 20 fev. 2021.

ESBELL, Jaider. Exposição EPU-TÎTO – Artes e indígenas hoje – Textos da curadoria, texto 05. Galeria Jaider Esbell. Publicado em 2 de junho de 2017. Disponível em <http://www.jaideresbell.com.br/site/2017/06/02/exposicao-epu-tito-artes-e-indigenas-hoje-textos-da-curadoria-5/>. Acesso em 20 mai. 2021.

ESBELL, Jaider. Arte Indígena Contemporânea e o grande mundo. Site Jaider Esbell. Texto publicado em 14 de junho de 2018a. Disponível em https://goo.gl/6ipzRH. Acesso em 27/01/ 2021.

ESBELL, Jaider. Makunaima, o meu avô em mim! Revista Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 11-39, jan/jul, 2018b. Disponível em https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/85241/49065>. Acesso em 29 mar. 2021.

ESBELL, Jaider. A década da Arte indígena contemporânea. Daiara Tukano, na Rádio Yandê, conversa com Jaider Esbell, Denilson Baniwa e Naine Terena. 1 vídeo (1h 5min), realizada em 20 de abril de 2020a. Disponível em <https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/2607154026272045>. Acesso em 12 fev. 2021.

ESBELL, Jaider. Arte indígena contemporânea como armadilha para as armadilhas. Galeria Jaider Esbell, Texto publicado em 9 de julho de 2020b. Disponível em <http://www.jaideresbell.com.br/site/2020/07/09/a-arte-indigena-contemporanea-como-armadilha-para-armadilhas>. Acesso em 13 jun. 2021.

ESBELL, Jaider. Arte indígena contemporânea: imaginar é criar mundos com Jaider Esbell e Paula Berbert. Museu de Arte Moderna de São Paulo MAM. Live transmitida em agosto de 2020c. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=_RJz9DbM0yI>. Acesso em 04 mai. 2021.

ESBELL, Jaider. Autodecolonização - uma pesquisa pessoal no além coletivo. Galeria Jaider Esbell, publicado em 9 de agosto de 2020d. Disponível em <http://www.jaideresbell.com.br/site/2020/08/09/auto-decolonizacao-uma-pesquisa-pessoal-no-alem-coletivo/>. Acesso em 24 mai. 2021.

ESBELL, Jaider. Minidoc, Cura Circuito de Arte Urbano, Youtube. Publicado em 11 de novembro de 2020e. Disponível em . Acesso em 11 mar. 2021.

ESBELL, Jaider. Arte Indígena contemporânea: entre singularidades e pluralidades, com Jaider Esbell e Daiara Tukano. TV UFBA, Live transmitida em 26 de fevereiro de 2021. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=VFaVjnfWKRo>. Acesso em 19 abr. 2021.

LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO. Buenos Aires, 2005. Disponível em <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2591382/mod_resource/content/1/colonialidade_do_saber_eurocentrismo_ciencias_sociais.pdf>. Acesso em 20 mai. 2021.

TERENA, Naine. Eu estava aqui o tempo todo, só você não viu [?] – a arte brasileira feita por indígenas. Itaú Cultural. Live transmitida em 13/06/2021. Disponível em <https://www.itaucultural.org.br/manuais-escolares-e-arte-brasileira-feita-por-indigenas>. Acesso em 16 jun. 2021.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A floresta de cristal: notas sobre a ontologia dos espíritos amazônicos. Cadernos de Campo, v. 14/15, 2006, p. 319-338.

WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013, p. 25. Disponível em <http://agoradeeducacion.com/doc/wp-content/uploads/2017/09/Walsh-2013-Pedagog%C3%ADas-Decoloniales.-Pr%C3%A1cticas.pdf>. Acesso em 20 mai. 2021.

Published

20-06-2022

How to Cite

Luna, G. A. G. ., Flores, M. B. R. ., & Melo, S. F. (2022). Arte Indígena Contemporânea Decolonialidade e ReAntropofagia: Contemporary Indian Art Decoloniality and Reanthropogagy. Farol, 17(25). https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.35982

Issue

Section

Artigos