A poética do horror e o invisível do retrato

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.38015

Keywords:

Retrato, Horror, Emoções, Neogótico, Objeto surrealista

Abstract

Ao discutir as características da poética do retrato, o artigo visa à teorização das emoções que participam da recepção da estética do horror. Inscrevendo-se no regime da negatividade livre da ambivalência melancólica, a estética do horror substitui o espelho pelo retrato. Afirmando seu caráter anticlássico na convenção gótica, o retrato corrobora os elementos da poética neogótica, surrealista e neossurrealista. No retrato representado por Émile Verhaeren, André Breton e Anne Sexton é o olhar que ocupa o lugar proeminente, assinalando a perturbadora relação entre a imagem, a ausência da pessoa e a presentificação da morte. Em consonância com a teoria do objeto surrealista, a poética do horror remete ao limite do sentir e do pensar, ou seja, ao indizível.

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Author Biography

Olga Kempinska, Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense

Doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Professora de Teoria da Literatura no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: a estética da recepção, a relação entre a mímesis e as emoções, e a relação entre o discurso e o silêncio.

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Littérature In. Littérature (uiowa.edu) Acesso em 13 de janeiro de 2022.

Published

15-06-2022

How to Cite

Kempinska, O. (2022). A poética do horror e o invisível do retrato. Farol, 18(26), 117–127. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.38015

Issue

Section

Artigos