A Invisibilidade da arte indígena contemporânea no Currículo Paulista de Arte

Autores/as

  • Elisângela de Freitas Mathias PPGAV/CEART/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.36548

Palabras clave:

Temática indígena, Currículo Paulista, Cadernos do Aluno, Artes Visuais, Audiovisual

Resumen

O Caderno do Aluno é um documento que visa auxiliar no desenvolvimento das habilidades propostas pelo Currículo Paulista de Arte e são constituídos por Situações de Aprendizagem, com propostas de atividades a serem postas em prática em sala de aula. O objetivo deste artigo é propor uma análise das atividades sugeridas no Caderno do Aluno, do 8º ano do Ensino Fundamental, para a compreensão do modo como as artes visuais indígenas são abordadas. Tal análise, terá como base a comparação das habilidades propostas pelo Currículo Paulista de Arte com o material em vídeo disponibilizado nestes cadernos. A hipótese que se pretende aqui é a de evidenciar que as artes visuais indígenas são silenciadas, invisibilizadas e tratadas como subterfúgio para o cumprimento de uma lei obrigatória, caso contrário, teríamos as produções artísticas contemporâneas dos próprios indígenas como material para estudo.

Biografía del autor/a

  • Elisângela de Freitas Mathias, PPGAV/CEART/UDESC

    Doutoranda no PPGAV/CEART/UDESC, mestra em Ensino de Artes, pelo PROF-ARTES, no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP/São Paulo (2016-2018). Especialista em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria Antônia-USP (2013). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2005), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (1999). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, Arte Educação e Aprendizado do Desenho de Humor. Atualmente é titular de cargo efetivo como Professora na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

20-06-2022

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A Invisibilidade da arte indígena contemporânea no Currículo Paulista de Arte. (2022). Farol, 17(25). https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.36548