Território expandido: Marcus Vinicius na Ilha da Pólvora, ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49258

Palavras-chave:

Ilha da Pólvora, Marcus Vinicius, território expandido

Resumo

Este texto investiga o percurso artístico do performer capixaba Marcus Vinicius de Souza Santos (1985-2012), especialmente seu trabalho executado na Ilha da Pólvora, localizada em Vitória, Espírito Santo. Os trabalhos intitulados “Território Expandido I” e “Território Expandido II” fizeram parte e fundamentaram a sua construção de um trabalho de conclusão de curso durante sua trajetória no curso de Artes Visuais, realizado na Ufes, em 2007. Buscaremos a identificação de como o seu corpo e enredo são construídos como matéria de seu trabalho, num processo que se torna obra. Com uma abordagem metodológica de natureza básica e procedimento investigativo bibliográfico-documental, centrado nos métodos Críticos de Processo de criação, de Cecília Salles, objetivam-se alguns aspectos da mente criadora, apontando tendências e intencionalidades do seu projeto poético.

Biografia do Autor

  • Rafael Gonçalves Marotto, PPGA-UFES

    Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Paulista – UNIP, Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, campus Venda Nova do Imigrante, e mestrando do PPGA da UFES.

  • José Cirillo, PPGA-UFES/LEENA

    Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo; pós-doutor em Artes pela Universidade de Lisboa; doutor em Comunicação pela PUC-SP. É artista plástico e professor permanente do Programa de P´´os-graduação em Artes da UFES, desenvolve pesquisas sobre arte pública capixaba com recursos da FAPES e do CNPq.

Referências

SANTOS, Marcus Vinícius de Souza. Dos mapas à Ilha: novas descobertas e possíveis apontamentos. Trabalho de conclusão de curso. Vitória: Acervo museográfico da Galeria de Arte e Pesquisa. Arquivo digital. Universidade Federal do Espírito Santo, 2007.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 18. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. Annablume, 1998.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Seção Temática

Como Citar

Território expandido: Marcus Vinicius na Ilha da Pólvora, ES. (2025). Farol, 21(32), 76-89. https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49258