Território expandido: Marcus Vinicius na Ilha da Pólvora, ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49258Palavras-chave:
Ilha da Pólvora, Marcus Vinicius, território expandidoResumo
Este texto investiga o percurso artístico do performer capixaba Marcus Vinicius de Souza Santos (1985-2012), especialmente seu trabalho executado na Ilha da Pólvora, localizada em Vitória, Espírito Santo. Os trabalhos intitulados “Território Expandido I” e “Território Expandido II” fizeram parte e fundamentaram a sua construção de um trabalho de conclusão de curso durante sua trajetória no curso de Artes Visuais, realizado na Ufes, em 2007. Buscaremos a identificação de como o seu corpo e enredo são construídos como matéria de seu trabalho, num processo que se torna obra. Com uma abordagem metodológica de natureza básica e procedimento investigativo bibliográfico-documental, centrado nos métodos Críticos de Processo de criação, de Cecília Salles, objetivam-se alguns aspectos da mente criadora, apontando tendências e intencionalidades do seu projeto poético.
Referências
SANTOS, Marcus Vinícius de Souza. Dos mapas à Ilha: novas descobertas e possíveis apontamentos. Trabalho de conclusão de curso. Vitória: Acervo museográfico da Galeria de Arte e Pesquisa. Arquivo digital. Universidade Federal do Espírito Santo, 2007.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 18. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1987.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. Annablume, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Gonçalves Marotto, José Cirillo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.