O processo de criação de Anna Maria Maiolino:
uma discussão referente à estética do inacabado
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30730Palabras clave:
Anna Maria Maiolino; processos; inacabamento; argila.Resumen
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a produção artística de Anna Maria Maiolino, artista ítalo-brasileira. Mais especificamente, o estudo focará, no desenvolvimento de uma abordagem para obras que são processuais com o intuito de contribuir na reflexão de uma estética do inacabado. Para isso, será realizado um estudo de caso da série-obra Terra Modelada (1993), afim de encontrar no trabalho poético de Maiolino os pontos de convergência entre processo, obra e inacabamento.
Descargas
Citas
CLARK. Lygia. A Propósito do Instante. Disponível em: <http://www.lygiaclark.org.br> acesso em: 27/09/2018.
DOCTORS, M; MARGULIES, I; POLLOCK, G. As Nervuras do Devir. In: Helena Tatay. (Org.). Anna Maria Maiolino. 1ed.: Cosac & Naify, 2012.
FER, Briony. O molde: o trabalho em argila de Anna Maiolino. Disponível em: <https://annamariamaiolino.com/> acesso em: 01/10/2018. s.d, s.a.
HERKENHOFF, Paulo. A Trajetória de Maiolino: uma negociação de diferenças. Disponível em: <https://annamariamaiolino.com/> acesso em: 01/10/2018. s.d, s.a.
LINS, Daniel. A pele de Anna. Cosac Naify, 2016
SANTAELLA, Lucia. Culturas e Artes do Pós-Humano. Da cultura das mídias à cibercultura. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2003.
___. Matrizes da Linguagem e Pensamento. Sonora, Visual, Verbal. Aplicações na Hipermídia. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 2001.
SALLES, C. A. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo, Editora Intermeios, 2014
___. Crítica Genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo, Editora EDUC, 2008
___. Redes da Criação: construção da obra de arte. São Paulo, Editora Horizonte, 2006
TATAY, Helena. Anna Maria Maiolino. Cosac Naify, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores de los trabajos enviados a Revista Farol autorizan su publicación en soporte físico y electrónico, únicamente con fines académicos, y podrán ser reproducidos siempre que se cite la fuente. Dan fe de su originalidad, autoría y originalidad.