História da origem dos cestos Kaingang

o repertório simbólico no campo da visualidade aplicados na cestaria indígena

Autores/as

  • João Natalino Pantu Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot
  • Tadeu dos Santos UEM
  • Sheilla Patrícia Dias de Souza UEM

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.38033

Palabras clave:

escrita, trama, pintura, praticas colaborativas, Arte indígena

Resumen

Este artigo apresenta  estudos sobre a cestaria e pinturas em cestos Kaingang por duplas de professores Kaingang junto a artistas, professores e estudantes do curso de Artes Visuais da UEM. Foram utilizados referenciais metodológicos interdisciplinares associando pesquisa em poéticas visuais, autoetnografia e etnohistória. Os resultados desdobram-se na produção de artigos, feitos também pelas demais duplas de participantes do projeto, que contribuem para a divulgação sobre aspectos da arte indígena, subsidiando a prática dos professores de Artes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Natalino Pantu, Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot

Professor Kaingang Vég Kóng, João Natalino Pantu. Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot - Terra Indígena Ivaí (PR).

Tadeu dos Santos, UEM

Professor no curso de Artes Visuais (UEM), e coordenador adjunto do projeto Arte e cultura indígena: interações estéticas e interculturais (UEM). Doutorando em História (UEM), membro do Coletivo Kókir e da ASSINDI.

Sheilla Patrícia Dias de Souza , UEM

Professora no curso de Artes Visuais (UEM), coordenadora do projeto Arte e cultura indígena: interações estéticas e interculturais (UEM), membro do Coletivo Kókir e da ASSINDI.

Citas

AMBROSETTI, Juan Bautista. Los Indios Cainguá del Alto Paraná (Misiones). Boletín del Instituto geográfico argentino. t. 15 pp. 661 – 744. Buenos Aires. 1894b.

CASTRO, Paulo Afonso de Souza. Angelo Kretã. Acesso em: 04/07/2021. Disponível em: https://osbrasisesuasmemorias.com.br/biografia-angelo-kreta/

CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil e das Exóticas Cultivadas. Ministério da Agricultura, IBDF, vol. 1,1984.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1978 A

Ellis,C. Heart ful Autoethnography. Qualitative Health Research, Vol. 9, n. 5, 1999.

FERNANDES, José Loureiro. Os Caingangues de Palmas. Arquivos do Museu Paranaense. Curitiba, v. I, p. 161-229, 1941.

KESTER, Grant H. Colaboração, arte e subculturas. Caderno videobrasil, n. 2, 2006. Disponível em: http://communitybasedpractices.pbworks.com/f/Kestercollaboration_art_and_subcultures.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.

KESTER, Grant H. The one and the many, Contemporary Collaborative Art in a Global Context. Published, 2011.

MABILDE, Pierre F. A. Booth. Apontamentos sobre os indígenas selvagens da nação Coroados dos matos da província do Rio Grande do Sul: 1836-1866. São Paulo: IBRASA; Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1983.

MOTA, L. T.; NOVAK, É. D. S. Os Kaingang do vale do rio Ivaí: história e relações interculturais. Maringá: Eduem, 2008.

MOTA, Lucio Tadeu; NOELLI, Francisco Silva; TOMMASINO, Kimiye (Orgs.). Uri e Waxi: estudos interdisciplinares dos Kaingang. Londrina: UEL, 2000.

SÁ, Karina Lane Vianei Ramalho de. A flórula vascular da reserva indígena São Jerônimo. São Jerônimo da Serra – Paraná: subsídios para conservação da vegetação / Karina Lane Vianei Ramalho de Sá. - Campinas, SP: [s.n.], 2004.

OLIVEIRA, Juliana Terezinha de Oliveira & Fernandes Marcos Roberto. O Artesanato Kaingang Na T.I. Xapecó (TCC) UFSC, Florianópolis-SC 2014 disponível em http://licenciaturaindigena.ufsc.br/files/2015/04/Juliana-Oliveira-e-Marcos-Roberto.pdf acesso 16/01/2021

SANTOS.Tadeu dos. Arte, identidade e transformações na cestaria Kaingang da Terra Indígena Ivaí, no contexto de fricção interétnica. (dissertação de mestrado) UEM- Maringá 2018, p. 237 disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5347

SOUZA, S. P. D.; VIEIRA, D. S. (Org.); IASUKI, M. A. R. (Org.); NASCIMENTO, J. M. (Org.); SANTOS, L. S. (Org.); FERRARI, M. A. (Org.); MIAMOTO, N. (Org.); BALIELO, I. (Org.); G. FILHO, A. (Org.). Arte e Cultura Indígena: Povos Guarani e Kaingang na Associação Indigenista - ASSINDI - Maringá. 1. ed. Maringá: Caiuás, 2013. v. 1. 128p.

SOUZA, S. P. D; RÈKAG, Florêncio (Org.); BARQUEIRO, R. (Org.). Eg jykre sinvi: nossas belas histórias. 1. ed. Maringá: Caiuás, 2014. v. 1. 16p.

TRIGGER, Bruce G. Ethnohistory: problems and prospects. Ethnohistory, [S.l.], v. 29, n. 1, p.1-19, winter, 1982.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação, 12º edição, São Paulo: Cortez, 2003.

TOMMASINO, Kimiye; ALMEIDA, Ledson Kurtz de. Territórios e Territorialidades Kaingang: A Reinvenção dos espaços e das formas de sobrevivência após a conquista. Mediações. Londrina, V. 19, n.2, p. 27, 2014

VEIGA,Juracilda. Revisão Bibliográfica Crítica Sobre Organização Social. Cadernos do CEON, Chapecó, SC, v. 6. n.8, 1992.

VEIGA, J. Cosmologia e práticas rituais kaingang. 2000. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

VERSIANI, Daniela Beccaccia. Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.

Publicado

20-06-2022

Cómo citar

Pantu, J. N. ., Santos, T. dos ., & Souza , S. P. D. de . (2022). História da origem dos cestos Kaingang: o repertório simbólico no campo da visualidade aplicados na cestaria indígena. Farol, 17(25). https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.38033

Número

Sección

Ensaios