O duplo e seus significados: o espectador como "participador"
Résumé
Em "Esquema Geral da Nova Objetividade", texto que escreve para o catalogo da mostra Nova objetividade brasileira, realizada em 1967 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Hélio Oiticica discorre sobre as "múltiplas tendências" vanguardistas em curso no Rio de Janeiro e em São Paulo, buscando identificar suas principais características a partir da analise dos "esforços criadores individuais". Seriam elas: 1. vontade construtiva geral; 2. tendência para o objeto ao ser negado e superado o quadro de cavalete; 3. participação do espectador (corporal, táctil, visual, semântica...); 4. abordagem e tomada de posição em relação a problemas políticos, sociais e éticos; 5. tendência para proposições coletivas e 6. ressurgimento e novas formulações do conceito de antiarte. [...]Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
16-11-2015
Comment citer
Couto, M. de F. M. (2015). O duplo e seus significados: o espectador como "participador". Farol, 1(7), 15–23. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/11461
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Les auteurs des œuvres soumises à Revista Farol autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.