Diáspora piramidal:
processos de criação artística do corpo em exílio
DOI :
https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30734Mots-clés :
diáspora, arte contemporânea, decolonização dos corpos, processos artísticos em deslocamentoRésumé
Este trabalho é uma reflexão sobre o artista em exílio e sobre seu processo artístico: quando o corpo passa a criar e toma o lugar de autoridade do seu destino e deslocamento. Nos interessam as “textualidades migrantes”: histórias que ainda não foram contadas e que restam à margem e em expansão. Nos interessa o processo artístico como modo de produzir conhecimento, por meio da arte e do corpo, enquanto método e abordagem de pesquisa. Este trabalho inclui performance, vídeo-performance, fotografia, cadernos de artista, desenho e instalação.
Téléchargements
Références
AGAMBEN Giorgio. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
ALMEIDA, Maria Inês de. Em: Cabral, C. A.; Rocha, J. Desocidentar-se: aberturas e caminhos para o outro - entrevista com Maria Inês de Almeida. Revista Em Tese, Belo Horizonte, v. 19 n. 3, set.-dez. 2013. Disponível em http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/viewFile/5500/4913. Acesso em: 3 out. 2018
BHABHA, Homi. The Location Of Culture. London , Routledge, 1994.
BARRIENDOS, Joaquín. La Colonialidad del Ver. Hacia un nuevo diálogo visual interepistémico. Bogotá: Nómadas, núm. 35, 2011.
FEITOSA, André. Verso e avesso da sombra: tessitura de profanação sensível (pensartecorpo na experiência de bioética e aionética). Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Mestrado Acadêmico em Saúde Pública. Universidade Federal do Ceará, 2014.
FERREIRA, Jonatas; HAMLIN, Cynthia. Mulheres, negros e outros monstros: um ensaio sobre corpos não civilizados. Florianópolis: Revista Estudos Feministas. 2010.
FLUSSER, Vilém. 2003. The freedom of the migrant: objections to nationalism. Bristol: University of Illinois Press
HALL, Edward T. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
LLANSOL, Maria Gabriela. Lisboaleipzig. O encontro inesperado do diverso. O ensaio de música. Lisboa: Assírio e Alvim, 2014.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 2: O Eu na teoria de Freud e na tecnica da psicanálise (1954-1955). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
MBENBE, Achille. Crítica de la razón negra. Ensayos sobre el racismo contemporáneo. Barcelona, Futuro Anterior Ediciones, 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des œuvres soumises à Revista Farol autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.