Tessituras entre imagem e a imaginação do real
DOI :
https://doi.org/10.47456/rf.v1i21.30845Mots-clés :
Cildo Meireles, imagem, arte e vidaRésumé
No âmbito desta comunicação abordamos as relações geradas no jogo de imagens que se estabelecem e dão sentido as obras Je est un autre e Sal sem carne, de Cildo Meireles. E, pela aproximação esclarecedora que aporta a filosofia de Henri Bergson, busca-se discutir como o conceito bergosiano de "imagem" contribui de um modo peculiar à eventual interpretação entre novas situações de consciencialização do espectador e o índice conceitual da obra que atesta e problematiza o discurso social em arte.
Téléchargements
Références
MEIRELES, Cildo. "Cildo Meireles e o filme 'Ouvir o Rio'. (01 dez. 2013). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kK82fUNxHpE (Acesso em 05 nov. 2018).
BERGSON, Henri. Matière et vie (textes choisis). Paris: PUF, 1975.
___. Matière et mémoire. In: Oeuvres, t.1.Paris: PUF, 2001.
MEIRELES, Cildo. Entrevista. Revista Carbono, n.4, 2013. ISSN 2358 - 8047. http://revistacarbono.com/artigos/04carbono-entrevista-cildo-meireles/ (consultado em 15 de ago. 2018).
GRANDO, Angela, Sal sem carne – para uma estética do gueto. Artelogie, n° 8, Décembre 2015-Janvier 2016. URL: http://journals.openedition.org/artelogie/496; DOI :10.4000/artelogie.496
FREIRE, Cristina. Contexturas: Sobre artistas e/ou antropólogos. Catálogo da Bienal de SP 2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des œuvres soumises à Revista Farol autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.