Estudos interartes

Uma introdução

Autores

  • Alexandre Siqueira de Freitas PPGA-UFES
  • Geraldo Henrique Tadeu Santos Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.31276

Palavras-chave:

Interartes, sinestesia, arte sonora, hibridismo, tradução

Resumo

Este texto se dirige à temática interartes a partir de diversas perspectivas teórico-conceituais. Parte-se de questões relacionadas às “substâncias comuns das artes”, presentes em reflexões de John Dewey, para, em seguida, abordar a conceituação de termos que, de algum modo, se ligam ao estudo interartes: sinestesia, tradução, espaço acústico, arte sonora e hibridismo. Com este breve estudo, esperamos estabelecer algumas bases para futuras investidas teóricas e/ou práticas no campo das interartes.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Siqueira de Freitas, PPGA-UFES

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Cursos de Música e Pós-graduação em Artes). Doutor em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Paris-Sorbonne (cotutela), Mestre em Musicologia pela Universidade de Toulouse II e Bacharel em Música (piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Geraldo Henrique Tadeu Santos Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em iniciação científica, orientado por Alexandre Siqueira de Freitas (prof. da Ufes).

Referências

DEWEY, John. Arte como experiência. 1ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

CAZNOK, Yara Borges. Música: Entre o audível e o visível. 2ª edição. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

BAUSBAUM, Sérgio. “Sinestesia e percepção digital”. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Teccogs n. 6, jan.-jun, 2012. p. 245-266.

SILVA, Agnaldo Valente da. “Heurística Híbrida e Processos Criativos Híbridos”. 24º. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Santa Maria-RS, 2015. p. 581-597.

CAMPESATO, Lílian. Arte Sonora: Uma Metamorfose das Musas. 2007. 179 f. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

VAZ, Felipe Fessler. Elementos da Arte Sonora. 2008. 112 f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

IAZZETTA, Fernando. “A Música, o Corpo e as Máquinas”. Opus: Revista da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). v. 4, n. 4, 1997, p. 27-44.

SACKS, Oliver. Alucinações Musicais: Relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Downloads

Publicado

26-10-2020

Como Citar

Freitas, A. S. de, & Teixeira, G. H. T. S. (2020). Estudos interartes: Uma introdução. Revista Farol, 16(22), 130–138. https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.31276

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)