Entre a teoria e a prática da mediação cultural
apontamentos a partir do FACTORS 8.0
DOI :
https://doi.org/10.47456/rf.v18i27.42070Mots-clés :
Mediação Cultural, Arte e Tecnologia, Exposição virtual, Públicos, PandemiaRésumé
Nesse artigo abordo o projeto de mediação cultural desenvolvido na oitava edição do Festival de Arte, Ciência e Tecnologia – FACTORS 8.0, ocorrido em 2021, no Instagram e no Youtube. Tenho como objetivo estimular uma reflexão crítica sobre as estratégias de mediação empregadas nas exposições de arte, particularmente nas mostras online de Arte e Tecnologia, no período do isolamento social, decorrente da pandemia. Para isso, utilizo os campos da Arte e da Mediação Cultural como aporte teórico e disserto a partir da participação junto à equipe educativa do festival, analisando o projeto desenvolvido e discutindo sobre a lacuna observada entre as expectativas da equipe e a realidade da execução da proposta. Por fim, destaco a necessidade de criação de métricas específicas para avaliar o alcance dos projetos, a real interação e a experiência dos públicos nesses eventos.
Téléchargements
Références
BIANCONI, M. Lucia; CARUSO, Francisco. Educação não-formal. Cienc. Cult., São Paulo, v. 57, n. 4, p. 20, 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000400013&lng=en&nrm=iso.
COCCHIARALE, F. Sobre a relação entre arte e a palavra (o olhar e a explicação) In: PÁDULA, C; TORNAGHI, M.; QUEIROZ, T. (Orós.). O Mundo é mais do que isso: mediação e a complexa rede de significações da arte e do mundo. Rio de Janeiro: EAV, 2014.
DISSERTAÇÃO da autora.
FACTORS 8.0 [recurso eletrônico]: é Bienalsur: Festival de Arte, Ciência e Tecnologia / organização: Nara Cristina Santos, Mariela Yeregui. – Santa Maria, RS: Ed. PPGART, 2021. 1 e-book: il. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/740/2021/12/Ebook-Factors-8.0.pdf.
LABART. Página do Laboratório de pesquisa onde realizou-se o festival FACTORS 8.0 no Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/labart.ufsm/.
SANTOS, Nara Cristina. História da Arte e Tecnologia: um estudo a partir do percurso de Diana Domingues. XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2006. Disponível em:http://www.cbha.art.br/coloquios/2006/pdf/54_XXVICBHA_Nara%20Cristina%20Santos.pdf.
SOGABE, Milton. Falsa interface como recurso poético na obra interativa. ARS (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.24, pp.62-69. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ars/v12n24/1678-5320-ars-12-24-00062.pdf.
SOGABE, Milton. O público na estrutura da obra Metacampo. In SANTOS, Nara. 24º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Santa Maria, RS. 2015. Pág. 1533-1549. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/comites/cpa/milton_sogabe.pdf.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des œuvres soumises à Revista Farol autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.