O DigitalSelf em Corpo ARtifício

uma metaperformance em realidade aumentada

Autores

  • Carolina Dias de Almeida Berger Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.31278

Palavras-chave:

corporalidade, realidade aumentada, presença, realidade estendida, new media arts

Resumo

Este artigo expõe aspectos conceituais da pesquisa prático-teórica #DigitalSelfPresenceLab no desenvolvimento do projeto interdisciplinar de performance em realidade aumentada Corpo ARtifício. Explicita aspectos conceituais e processo de desenvolvimento de pesquisa de corporalidade e movimento para obra concebida com tecnologia de realidade aumentada a partir de protótipo de experiência imersiva. Trata-se de uma reflexão sobre corporalidade e a presença expressiva para imagem-síntese, e é uma análise do paradoxo da presença que submerge da investigação sobre corpo e tecnologia.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Dias de Almeida Berger, Universidade de São Paulo

Carolina Berger é artista multimídia, diretora cinematográfica e performer. Especializada em performance intermídia, a partir da fusão entre artes do corpo, tecnologia e audiovisual. Realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes - CTR - ECA -USP. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, da ECA-USP. Mestre em Documentário Cinematográfico pela Universidad del Cine - Buenos Aires (AR). Com prêmios nacionais e internacionais para suas obras audiovisuais documentais (Herança e Paragem do Tempo), a artista realizou estágio de pesquisa e estreia internacional de #LiveLivingPerformanceProject Awakening Performance em Singapura, orientada pelo ator e diretor Steve Dixon, reitor da LASALLE College of the Arts, e também autor de um dos livros mais importantes sobre performance digital, publicado pelo MIT: Digital performance: a History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation. Desenvolve pesquisas prático-teóricas em performance intermídia e dança interativa como meios contemporâneos de produção de presença e performatividade. Pesquisadora associada no LabArteMídia - ECA/USP. Em doutorado, Carolina Berger desenvolveu #LiveLivingPerformanceProject, uma trilogia de performances intermídia. Idealizadora de #DigitalSELFPresenceLAB _ Laboratório de Poéticas em Performance Intermídia, que se bifurca em realização e e uma série de workshops nos quais conduz participantes a compreender suas poéticas pessoais, a partir dos conceitos de sua tese sobre ?modalidades de presença?. Atua como pesquisadora associada no LabArteMidia _ Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, ECA/USP, certificado pelo CNPQ. Diretora de obras de não-ficção, videoclipes, videodança, cinema corporal, videoarte, performance multimídia e intermídia, e projetos de dança e performance interativa . Desde 2008 atua como professora de linguagem audiovisual, documentário e direção de atores em cursos superiores e de pós-graduação em cinema e TV.

Referências

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A Arte secreta do ator. Um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Editora, 2012.

CROZIER, Jennifer McColl. ​Industrialization, Dance and Performance. Thesis of Master in Philosophy. School of Arts, Brunel University London, 2012.

DIXON, Steve. ​Digital performance: a History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Instalation. ​Cambridge: The MIT Press, 2007.

FOUCAULT, Michel. La hermenéutica del sujeto. Buenos Aires: Fondo de Cultura y Economía, 2001.

___ Tecnologías del yo y otros estudios. Barcelona: Paidós, 1990. ___ Historia de la sexualidad. Vol. I: La voluntad del Saber. Argentina:

Siglo XXI Editores, 2006.

___ Historia de la sexualidad. Vol. I: El uso de los placeres. Argentina: Siglo XXI Editores, 2006

___ Historia de la sexualidad. Vol. I: La inquietud de sí. Argentina: Siglo XXI Editores, 2006

GUMBRECHT, Hans Ulrich. ​Produção de presença: o que o sentido não pode transmitir​. Rio de Janeiro: Editora PUC RIO, 2010.

LABAN, R. O Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

STANISLAVSKI, Konstantin. A preparação do ator. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

___ A construção da personagem. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

Downloads

Publicado

26-10-2020

Como Citar

Berger, C. D. de A. (2020). O DigitalSelf em Corpo ARtifício: uma metaperformance em realidade aumentada . Revista Farol, 16(22), 48–58. https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.31278

Edição

Seção

Seção Temática