Diferentes sociocosmologias nas teleperformances do Perforum
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.32689Palavras-chave:
teleperformances, Perforum, sociocosmologias, devir-negro, devir-ameríndioResumo
As sociocosmologias dos povos nativos e dos afrodescendentes poderiam ter sido mais fecundas nas teleperformances do Perforum nas celebrações do Brasil 500 anos. Impulsionaram várias performances sem, no entanto, atravessarem o corpus teórico dos integrantes do Perforum na época. A relevância necessária sobre o devir-negro e o devir-ameríndio dos anos por vir só foi alcançada com as leituras teóricas mais recentes sobre a descolonização.
Downloads
Referências
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas canibais. Elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Ubu Editora. N-1 Edições, 2018.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. Palavras de um xamã yanomani. Tradução Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Tradução Sebastião Nascimento. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
MBEMBE, Achille. Sair da grande noite. Ensaio sobre a África descolonizada. Tradução Fábio Ribeiro. Rio de Janeiro: Vozes, 2019. Coleção África e os Africanos.
MORA, Marcelo. Manifestantes jogam tinta e picham o Monumento às Bandeiras. 02/10/2013. G1 São Paulo. Disponível em <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/10/manifestantes-jogam-tinta-vermelha-no-monumento-bandeiras.html>. Acesso em em 06 de mar. 2020.
ROHTER, Larry. Rondon. Uma biografia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.
SANTOS, Milton. Por uma globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.