Diálogos entre as artes, a educação e a história
considerações a partir das produções de Luís Gama e de Rosana Paulino
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.36559Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Abolicionismo, Luís Gama, Rosana Paulino, História do BrasilResumo
O objetivo deste artigo consiste em desenvolver um diálogo entre as artes, a educação e a história, contemplando as dimensões histórica e crítica das produções de Rosana Paulino e de Luís Gama. A primeira, artista contemporânea, apresenta em suas obras referências diretas à história do Brasil, como uma espécie de denúncia e de reparação do nosso passado tão violento e lastimável no contexto da escravidão. Já o advogado e poeta Luís Gama foi um dos personagens importantes do movimento abolicionista brasileiro, sendo um dos responsáveis por estabelecer estratégias jurídicas para a libertação dos escravizados, além de desenvolver uma rica obra literária, como o livro de poemas As Primeiras Trovas Burlescas de Getulino, de 1859. Desse modo, este artigo vai apresentar o ato de resistência por meio da poesia de Luís Gama e do desejo de reparação na arte de Rosana Paulino, que demonstram a importância do estudo desses personagens na educação básica.
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