Criatividade desobediente

processos e habitações transversais

Autores

Palavras-chave:

criatividade, decolonialidade, docência universitária

Resumo

Este trabalho tece uma conversa que habita desde uma caminhada entre conceitos que envolvem a docência universitária, em que as potências são revisitadas e não se observa apenas um ponto de vista, permitindo o atravessamento de ideias e conexões, entendendo o papel do passado e da história na produção de conhecimento. Neste sentido, reflete sobre o ambiente em que se desenvolvem o ensino, a pesquisa e extensão, indicando o papel do pensamento e da prática criativa e conceituando a partir de construções colaborativas de 2020 a 2024 do Laboratório de Criatividade e Inovação em Artes Visuais - LACRIA e do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade – AVEC – CNPq da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Portanto, compreende o desafio contemporâneo da promoção da criatividade e o papel da memória e a história, revendo-as em uma postura de criatividade desobediente.

 

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Biografia do Autor

Flávia Pedrosa Vasconcelos, PPGART/CAL-UFSM

Docente do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - PPGART, Centro de Artes e Letras - CAL da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade - AVEC - CNPQ/UFSM e coordenadora do Laboratório de Criatividade e Inovação - LACRIA

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Publicado

11-11-2024

Como Citar

Vasconcelos, F. P. (2024). Criatividade desobediente: processos e habitações transversais. Farol, 130–143. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/45996