“Primitivo” e “naïf” na exposição Lirismo Brasileiro / 68
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v20i31.46076Palavras-chave:
arte “naïf”, exposições, narrativasResumo
As classificações “naïf” e “primitivo” no circuito artístico da década de 1960, no Brasil, estavam, entre outras, vinculadas a produções voltadas ao popular. O artigo analisa essas classificações nos discursos empreendidos na mostra Lirismo Brasileiro / 68, ocorrida em 1968, em Lisboa. Para isso, reflete-se sobre o que o Itamaraty, ao organizar a mostra, nomeou de lirismo brasileiro e qual ideia de Brasil foi apresentada, tratando-se de um contexto ditatorial.
Downloads
Referências
AYALA, Walmir. Lirismo brasileiro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ed. 00011, cad. B, 21 abr. 1969. As artes na semana, p. 5.
BRASIL. Ato Institucional n° 5, de 13 de dezembro de 1968. Brasília, DF: Presidência da República, [1968]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-05-68.htm?=undefined. Acesso em: 11 set. 2024.
CAMPOFIORITO, Quirino. Lirismo e ingenuismo. O Jornal, Rio de Janeiro, ed. 14615, datação não identificada, 1969. Artes plásticas.
CATÁLOGO. Lirismo brasileiro / 68 – Pintura. Operação Intercâmbio Brasil-Portugal, Itamaraty, 1968.
CORRÊA, Ronaldo de Oliveira; FABRIS, Yasmin. (Re) encenando o popular: narrativas sobre a cultura brasileira em uma exposição. Revista Horizontes Antropológicos, vol. 25, 2019, p. 203-225. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/TSxTgHryFbCkQKGXGqmp4QB/?lang=pt. Acesso em: maio 2023.
GALERIA RODRIGO RATTON. Gerson de Souza, “Noite de São João”, 19 x 24 cm, óleo sobre tela, 1968 (...). 29 de fev. 2024. Facebook: galeriarodrigoratton. Disponível em: https://web.facebook.com/galeriarodrigoratton/photos/gerson-de-souza-noite-de-s%C3%A3o-jo%C3%A3o-19-x-24-cm-%C3%B3leo-sobre-tela-1968vamos-apresenta/798294242338674/?paipv=0&eav=AfY3PZJHoHCvEaBj2iTEweu3_RyKZ2elf3vzgnnoxE2KgGaXHX4I-wJHL7pzhcyG-xA&_rdc=1&_rdr. Acesso em: 8 set. 2024.
ELZA O. S. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22966/elza-o-s. Acesso em: 8 de set. 2024.
GOLDSTEIN, Ilana. Reflexões sobre a arte ‘primitiva’: o caso do Musée Branly. Revista Horizontes Antropológicos, v. 14, n. 29, 2008, p. 279-314. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-71832008000100012. Acesso em set. 2024.
JACY Campos. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa399053/jacy-campos. Acesso em: 12 set. 2024.
MARQUES, Luiz; MATTOS, Claudia; ZIELINSKY, Mônica; CONDURU, Roberto. Existe uma arte brasileira? Perspective, La revue de l'INHA, Versions originales, v. 2, sept. 2014, p. 1-16. Disponível em: http://perspective.revues.org/5543. Acesso em: 25 jul. 2024.
RUTH Laus. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa423805/ruth-laus. Acesso em: 12 set. 2024.
SILVIA. Brasileiros no estrangeiro. Jornal de Letras, Rio de Janeiro, ed. 00228A, jun. 1969. Roteiro das artes plásticas, p. 16.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Mulheres Modernistas - Estratégias de Consagração na Arte Brasileira. Edusp, São Paulo, 2022.
O JORNAL. A semana é da arte. O Jornal, Rio de Janeiro, ed. 14583, 3° cad., 13 abr. 1969, p. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriela Kalindi Daduch Lima, Emerson Dionisio Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.