Derivas, resistências, artes no/pelo Antropoceno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i31.46852

Palavras-chave:

apresentação, seção temática, antropoceno

Resumo

Vivemos um processo trans global de instabilidade que afeta diversas áreas da vivência e da ação social e humana e não-humana. Assim, ao pensarmos numa dinâmica de desconstrução da época do Antropoceno estamos, na verdade, a favorecer um entendimento mais abrangente em torno de processos de (re)construção identitários individuais e coletivos, incluindo aspetos como o ecofeminismo, ecossistemas multidimensionais, migrações, colonialismo e pensamento decolonial, alterações climáticas, extrativismos, entre outros, circundando toda uma diversidade de dinâmicas que têm nas artes o seu foco de expressão mais perene e (re)fundador. As derivas e resistências artísticas no/pelo Antropoceno aqui apresentadas resultam da convergência, da comunicação e da troca nas áreas da sociologia, da antropologia, da economia da cultura, dos estudos culturais, dos estudos urbanos, da educação artística, das humanidades, da arquitetura, da história de arte, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Guerra, Universidade do Porto / Griffith Center for Social and Cultural Research, Austrália

Professora Associada de Sociologia na Universidade do Porto e Investigadora no Instituto de Sociologia da mesma Universidade. Paula é Professora Associada Adjunta do Griffith Centre for Social and Cultural Research da Griffith University na Austrália. É ainda investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e do DINÂMIA'CET – Iscte, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. É fundadora/coordenadora da Rede Todas as Artes: Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes e da KISMIF (kismifconference.com e kismifcommunity.com). É presidente da International Association for the Study of Popular Music (IASPM) Portugal e vice-chair da Research Network de Sociologia da Arte da European Sociological Association. Paula é editora-chefe (com Andy Bennett) da revista da SAGE DIY, Alternative Cultures and Society.

Referências

ARTAXO, Paulo. Uma nova era geológica em nosso planeta: o Antropoceno?. Revista Usp, 2014, n.º 103, pp. 13-24.

BOUDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern. São Paulo: Edusp, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUERRA, Paula. Uma nova era geológica em nosso planeta: o Antropoceno?. East European Journal of Society and Politics, 2024, 9(3), pp. 44-60.

GUERRA, Paula. DIY, fanzines and ecofeminism in the Global South: ‘This city is my sister’. DIY, Alternative Cultures & Society, 2023, 1(3), doi https://doi.org/10.1177/27538702231211062.

GUERRA, Paula. Sul, Sertão e Flores: uma propedêutica necessária para compreender as manifestações artísticas contemporâneas do Sul Global. Anos 90, 2022, 29, pp. 1–15.

GUERRA, Paula. Uma Lisboa só dele(s). Processos artivistas de recriação de paisagens sonoras contemporâneas. PerCursos, Florianópolis. Dossiê A vertigem das artes no Sul global, 2021, 22(50), pp. 15 - 42.

HARAWAY, Donna. Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press, 2016.

LATOUR, Bruno. Facing Gaia: Eight Lectures on the New Climatic Regime. Cambridge: Polity Press, 2017.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

MERCHANT, Carolyn. The Death of Nature: Women, Ecology, and the Scientific Revolution. San Francisco: Harper & Row, 1980.

SHIVA, Vandana. Staying Alive: Women, Ecology, and Development. London: Zed Books, 1988.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Downloads

Publicado

28-12-2024

Como Citar

Guerra, P. (2024). Derivas, resistências, artes no/pelo Antropoceno. Farol, 20(31), 38–43. https://doi.org/10.47456/rf.v20i31.46852

Edição

Seção

Seção Temática