¿De qué otra cosa podríamos hablar? Limpieza

trincheiras do visível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.rf.2133.50089

Palavras-chave:

arte contemporânea; crítica de arte; postura do artista; Teresa Margolles; violência

Resumo

A obra de arte ¿De quê otra cosa podríamos hablas? Limpieza, da artista mexicana Teresa Margolles, instiga esta crítica de arte que tenta compreender a proposta efêmera e pública realizada no contexto da Bienal de Veneza (2009). Em um convite aberto à reflexão, esta escrita organiza as angústias e os êxtases desde o mundo da arte contemporânea aos gestos dos sujeitos no mundo das experiências sociais em meio ao lastro da violência. Para tanto, articulamos uma multiplicidade de vozes como as de Margolles, Medina, Mondzain, Bauman, Danto, com as quais acreditamos tornar mais evidentes as práticas de uma singular micropolítica onde atuam os fatos de arte e a moral do artista

Biografia do Autor

  • Bárbara Mol, EBA-UFMG

    Artista, educadora, poeta e pesquisadora. Graduanda em Filosofia (UFOP, 2024-). Pós-doc em Comunicação Social, na linha de pesquisa Pragmáticas da Imagem (UFMG;2022). Doutora em Artes Plásticas, visuais e interartes (UFMG, 2020), com bolsa PROEX/CAPES. Doutorado-sanduíche pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2018/out-2019/fev), no LIRA - Laboratoire International de Recherches en Arts, com Philippe Dubois. Mestre em Artes, [Arte e Tecnologia da Imagem, UFMG/2014], com bolsa CAPES em 2014. Bacharel em Desenho (UFMG, 2010).

Referências

ARDENNE, Paul. Un art contextuel : création artistique en milieu urbain, en situation, d'intervention, de participation. Paris: Flammarion, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BAUMAN, Zygmunt; DONSKIS, Leonidas. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

BAUMAN, Zygmunt; MAURO, Ezio. Babel: entre incerteza e esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

DANTO, Arthur.C. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DUVE, Thierry de. Fazendo escola (ou refazendo-a?). Chapecó: Argos, 2012.

JUNG. Carl G. O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964.

KOSUTH, Joseph. A arte depois da filosofia. In: FERREIRA, Glória; MELLO, Cecilia Cotrim de. Escritos de artistas: Anos 60/70. 2.ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.

MEDINA, Cuauhtémoc (org.). Teresa Margolles: ¿De qué otra cosa podríamos hablar? Editora RM: Cidade do México, 2009.

MELENDI, Maria Angélica. O corpo vulnerado. Rio de Janeiro: Cobogó, 2024

MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. São Paulo: CosacNaify, 2002.

MONDZAIN, Marie-José. A imagem pode matar? Lisboa: Nova Vega, 2017.

SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Palavra e imagem: memória e escritura. Chapecó: Argos, 2006.

SZYMBORSKA, Wisława. Poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Downloads

Publicado

30-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOL, Bárbara. ¿De qué otra cosa podríamos hablar? Limpieza: trincheiras do visível. Farol, [S. l.], v. 21, n. 33, p. 239–255, 2025. DOI: 10.47456/rf.rf.2133.50089. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/50089. Acesso em: 4 fev. 2026.