Programa nacional de alimentação escolar (PNAE) experiência de aquisição de produtos de agricultores familiares para alimentação escolar em Vila Velha-ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO25.17590

Resumo

Nosso objetivo é apresentar a importância de políticas públicas territoriais que incentivam os agricultores familiares, com destaque para a compra direta de produtos agrícolas para a alimentação escolar. Evidenciamos benefícios de políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) mediante pesquisa bibliográfica e documental. Nossos resultados apontam que essa aquisição de alimento é expressiva no Espírito Santo e que o município de Vila Velha tem se destacado no recebimento de recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no período de 2012 a 2015, para somar aos seus recursos próprios, contudo existem desafios na operacionalização desse programa.

Palavras-chave: Agricultura Familiar, Políticas Públicas, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Letícia Espolador Leitão, Universidade Federal do Espírito Santo

Economista; Especialista em Ciências Humanas e Desenvolvimento Regional; MSc. do Curso de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA); e Doutoranda em Geografia, pelo PPGG da Ufes. Contato: analeticialeitao@yahoo.com.br.

Renata Venturim Bernardino, Instituto Federal do Espírito Santo

Cientista Social; Especialista em Ciências Humanas e Desenvolvimento Regional; Mestra em Ciências Sociais. Contato: renatavb.ifes@gmail.com.

Downloads

Publicado

27-06-2018

Como Citar

ESPOLADOR LEITÃO, Ana Letícia; VENTURIM BERNARDINO, Renata. Programa nacional de alimentação escolar (PNAE) experiência de aquisição de produtos de agricultores familiares para alimentação escolar em Vila Velha-ES. Geografares, Vitória, Brasil, n. 25, p. 284–309, 2018. DOI: 10.7147/GEO25.17590. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/17590. Acesso em: 7 nov. 2024.