Identidade gastronômica: patrimônio imaterial do oeste catarinense

Autores

  • Cristiane Tonezer UNOCHAPECÓ
  • Marta Nichelle do Amaral
  • Simone Fátima Mascarello Cervini
  • Maria Regina Martinazzo

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO25.17619

Resumo

A cultura dos povos está ligada à alimentação e para entender sua diversidade e especificidade tornam-se imprescindíveis resgatar aspectos históricos, visitar o passado e trazer hábitos, costumes e crenças de cada etnia. Este estudo objetiva resgatar a memória gastronômica das etnias formadoras do Oeste de Santa Catarina. Como metodologia utilizou-se a pesquisa-ação, onde além da revisão de literatura buscou-se descrever as ações de um projeto de extensão denominado Patrimônio Gastronômico do Oeste de Santa Catarina. Como resultado chegou-se aos ingredientes chaves de quatro etnias: italiana, alemã, cabocla e polonesa e a partir deles criou-se um novo prato representando-as, o Revirado.

Palavras-chave: Cultura; Etnias; Alimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Tonezer, UNOCHAPECÓ

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Marta Nichelle do Amaral

Docente nos Curso de Nutrição e Gastronomia. Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó. Docente do Curso de Graduação em Nutrição e Tecnologia em Gastronomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Simone Fátima Mascarello Cervini

Docente no Curso de Gastronomia. Mestranda em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais na Universidade Regional Comunitária da Região de Chapecó. Docente do Curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Maria Regina Martinazzo

Docente no Curso de Gastronomia. Especialista em Operação e Gestão de Restaurantes, Bares e Similares da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó. Docente do Curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

27-06-2018

Como Citar

TONEZER, Cristiane; DO AMARAL, Marta Nichelle; MASCARELLO CERVINI, Simone Fátima; MARTINAZZO, Maria Regina. Identidade gastronômica: patrimônio imaterial do oeste catarinense. Geografares, Vitória, Brasil, n. 25, p. 238–262, 2018. DOI: 10.7147/GEO25.17619. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/17619. Acesso em: 21 nov. 2024.