Identidade gastronômica: patrimônio imaterial do oeste catarinense
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO25.17619Resumo
A cultura dos povos está ligada à alimentação e para entender sua diversidade e especificidade tornam-se imprescindíveis resgatar aspectos históricos, visitar o passado e trazer hábitos, costumes e crenças de cada etnia. Este estudo objetiva resgatar a memória gastronômica das etnias formadoras do Oeste de Santa Catarina. Como metodologia utilizou-se a pesquisa-ação, onde além da revisão de literatura buscou-se descrever as ações de um projeto de extensão denominado Patrimônio Gastronômico do Oeste de Santa Catarina. Como resultado chegou-se aos ingredientes chaves de quatro etnias: italiana, alemã, cabocla e polonesa e a partir deles criou-se um novo prato representando-as, o Revirado.
Palavras-chave: Cultura; Etnias; Alimentação.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).