Identidade gastronômica: patrimônio imaterial do oeste catarinense

Autores

  • Cristiane Tonezer UNOCHAPECÓ
  • Marta Nichelle do Amaral
  • Simone Fátima Mascarello Cervini
  • Maria Regina Martinazzo

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO25.17619

Resumo

A cultura dos povos está ligada à alimentação e para entender sua diversidade e especificidade tornam-se imprescindíveis resgatar aspectos históricos, visitar o passado e trazer hábitos, costumes e crenças de cada etnia. Este estudo objetiva resgatar a memória gastronômica das etnias formadoras do Oeste de Santa Catarina. Como metodologia utilizou-se a pesquisa-ação, onde além da revisão de literatura buscou-se descrever as ações de um projeto de extensão denominado Patrimônio Gastronômico do Oeste de Santa Catarina. Como resultado chegou-se aos ingredientes chaves de quatro etnias: italiana, alemã, cabocla e polonesa e a partir deles criou-se um novo prato representando-as, o Revirado.

Palavras-chave: Cultura; Etnias; Alimentação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Tonezer, UNOCHAPECÓ
    Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
  • Marta Nichelle do Amaral
    Docente nos Curso de Nutrição e Gastronomia. Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó. Docente do Curso de Graduação em Nutrição e Tecnologia em Gastronomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
  • Simone Fátima Mascarello Cervini
    Docente no Curso de Gastronomia. Mestranda em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais na Universidade Regional Comunitária da Região de Chapecó. Docente do Curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
  • Maria Regina Martinazzo
    Docente no Curso de Gastronomia. Especialista em Operação e Gestão de Restaurantes, Bares e Similares da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó. Docente do Curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

27-06-2018

Como Citar

Identidade gastronômica: patrimônio imaterial do oeste catarinense. Geografares, Vitória, Brasil, n. 25, p. 238–262, 2018. DOI: 10.7147/GEO25.17619. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/17619. Acesso em: 17 dez. 2025.