Agricultura y Alimentación en el México Prehispánico y siglo XVI

Autores

  • Carlos Arturo Giordano Sánchez Verín UNIVERSIDAD ANÁHUAC PUEBLA

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO25.17805

Resumo

O surgimento da agricultura no México foi um fator de grande relevância, que permitiu o desenvolvimento de culturas mesoamericanas ao longo de mais de três mil anos de história. A localização geográfica dos diferentes grupos étnicos que habitavam esta região permitiu o cultivo de uma grande variedade de plantas, como milho, feijão, abóbora e pimenta, produtos básicos na dieta mesoamericana, assim como de outros produtos foram desenvolvidos, de acordo com as características geográficas e climatológicas, como o cacau, do qual o chocolate é obtido, e mesmo a baunilha, sendo apreciados por todo o mundo. Aqueles produtos originais foram misturados com os trazidos pelos europeus no século XVI e isso deu origem à culinária mexicana, que em 2010 foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Palavras-chave: Culturas Mesoamericanas, Gastronomia Mexicana, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Arturo Giordano Sánchez Verín, UNIVERSIDAD ANÁHUAC PUEBLA

DOCTYOR EN HISTORIA POR LA UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNMA DE MÉXICO, PROFESOR UNIVERSITARIO

Downloads

Publicado

27-06-2018

Como Citar

SÁNCHEZ VERÍN, Carlos Arturo Giordano. Agricultura y Alimentación en el México Prehispánico y siglo XVI. Geografares, Vitória, Brasil, n. 25, p. 60–81, 2018. DOI: 10.7147/GEO25.17805. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/17805. Acesso em: 7 nov. 2024.