Agricultura y Alimentación en el México Prehispánico y siglo XVI

Autores

  • Carlos Arturo Giordano Sánchez Verín UNIVERSIDAD ANÁHUAC PUEBLA

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO25.17805

Resumo

O surgimento da agricultura no México foi um fator de grande relevância, que permitiu o desenvolvimento de culturas mesoamericanas ao longo de mais de três mil anos de história. A localização geográfica dos diferentes grupos étnicos que habitavam esta região permitiu o cultivo de uma grande variedade de plantas, como milho, feijão, abóbora e pimenta, produtos básicos na dieta mesoamericana, assim como de outros produtos foram desenvolvidos, de acordo com as características geográficas e climatológicas, como o cacau, do qual o chocolate é obtido, e mesmo a baunilha, sendo apreciados por todo o mundo. Aqueles produtos originais foram misturados com os trazidos pelos europeus no século XVI e isso deu origem à culinária mexicana, que em 2010 foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Palavras-chave: Culturas Mesoamericanas, Gastronomia Mexicana, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Downloads

Biografia do Autor

Carlos Arturo Giordano Sánchez Verín, UNIVERSIDAD ANÁHUAC PUEBLA

DOCTYOR EN HISTORIA POR LA UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNMA DE MÉXICO, PROFESOR UNIVERSITARIO

Downloads

Publicado

27-06-2018

Como Citar

SÁNCHEZ VERÍN, Carlos Arturo Giordano. Agricultura y Alimentación en el México Prehispánico y siglo XVI. Geografares, Vitória, Brasil, n. 25, p. 60–81, 2018. DOI: 10.7147/GEO25.17805. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/17805. Acesso em: 16 abr. 2025.