Resistência e resiliência: a importância da Feira da Agricultura Familiar de Armação dos Búzios, Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.47456/geo.v5i41.47732Palavras-chave:
cultura alimentar, circuito curto de comercialização, territórioResumo
A agricultura familiar é importante na valorização da cultura alimentar com a multiplicidade de saberes e de alimentos. A feira é uma das estratégias de comercialização em circuitos curtos que permitem dar visibilidade à produção familiar diversificada. O artigo tem como objetivo apreender a Feira da Agricultura Familiar de Búzios como um território de resistência da produção dos pequenos agricultores, quilombolas e pescadores. A metodologia abarcou levantamentos documentais e normativos, pesquisa de campo, entrevistas junto aos feirantes e ao organizador da feira com uso de roteiros semiestruturados. Por fim, todo o material foi sistematizado e analisado à luz da importância da cultura alimentar e da valorização dos territórios de “re-existência”, em especial, da Feira da Agricultura Familiar de Armação dos Búzios, Rio de Janeiro. Constatamos que Feira demonstra a capacidade de agregar diferentes esferas da sociedade a partir da potência que é a comida, desde sua produção, venda e consumo, ou seja, é um espaço de resistência política e de valorização da cultura alimentar.
Downloads
Referências
AFIUNE, G. Como as gigantes de ultraprocessados avançaram sobre o estômago do brasileiro. O Joio e o Trigo, 6 abr. 2020. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2020/04/como-as-gigantes-de-ultraprocessados-dominaram-o-estomago-do-brasileiro/. Acesso em: 15 fev. 2021
BRANCO, R. Sebastião Lan: símbolo da luta pela reforma agrária. Disponível em: https://www.folhadoslagos.com/geral/sebastiao-lan-simbolo-da-luta-pela-reforma-agraria/18108/. Acesso em: 10 maio. 2022.
BRASIL. Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde: Brasília, DF, 2014.
CONTRERAS, J.; GRACIA, M. Alimentação, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2011.
CORBARI, F. et al. O regime alimentar corporativo e a resistência desde os mercados alternativos e agroecologia. Revista Fitos, v. 14, p. 31-41, 31 out. 2020.
CORRÊA, R. L. O espaço urbano. 4. ed. São Paulo: Ática, 2000.
CUNHA, M. W. DA; CHAVES, C. P. Armação dos Búzios. Petrópolis: Viana & Mosley, 2002.
GUTERMAN, G. da C.; MOREIRA SANTOS, E. V. Culturas alimentares no território de Armação dos Búzios, RJ. Revista GeoNordeste, São Cristóvão, Ano XXXIV, n. 2, Edição Especial. Julho -Dezembro, 2023. p. 166-184.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Agropecuário 2017. Rio de Janeiro: IBGE. 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Agropecuário 2006. Rio de Janeiro: IBGE. 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico de 2022. Rio de Janeiro: IBGE. 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Produção Agrícola Municipal -PAM – vários anos. Rio de Janeiro: IBGE. 2023.
Lan - Documentário de Milton Alencar Jr. - Cabo Frio/RJ - 1988. 2025. 1 vídeo (20min50s). Publicado pelo canal Fabrício Teló. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yBcMmc7u5PE&ab_channel=FabricioTel%C3%B3. Acesso em: 14 fev. 2021
MALUF, R. S. J.; MENEZES, F.; MARQUES, S. B. Caderno segurança alimentar. Texto. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/pimenta/catalogo/REC000gvxlxe0t02wx7ha0g934vg3vl6b05.html. Acesso em: 14 nov. 2021.
MONTANARI, M. Comida como cultura. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2008.
PREFEITURA DE BÚZIOS. História de Búzios. Disponível em: https://buzios.rj.gov.br/historia/. Acesso em: 8 maio 2022.
PREFEITURA DE CABO FRIO. História de Cabo Frio. Prefeitura Municipal de Cabo Frio, 2021. Disponível em: https://cabofrio.rj.gov.br/historia/. Acesso em: 4 mar. 2022
SAQUET, M. A.; BRISKIEVICZ, M. Territorialidade e identidade: um patrimônio no desenvolvimento territorial. Caderno Prudentino de Geografia, v. 1, n. 31, p. 3-16, 2009.
SLOW FOOD. Arca Gosto Brasil. Slow Food® Editore, 2017.
WERNECK, M. História de Armação dos Búzios. Disponível em: https://www.acervomarciowerneck.com.br/artigos/buzios/historia-de-armacao-dos-buzios. Acesso em: 4 out. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Geografares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).

























