The troubadour of the basement and his little map of time: possible articulations between the teaching of geographical categories and Belchior’s work

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v5i41.48190

Keywords:

geographical categories, music, Belchior, geography teaching

Abstract

The article in question aims to analyze the lyrics of songs by Ceará singer-songwriter Antônio Carlos Belchior (1946-2017), in the light of the main geographical categories: space, territory, region, landscape, and place. The paper was prepared using methodological procedures such as a bibliographic and documentary review on the use of music as a teaching resource, geographical categories in geography teaching, and the artist’s biographies. Subsequently, a survey of his compositions was carried out, and based on reading and systematization, possible relationships between each geographical category and his works were identified. Finally, an in-depth analysis of selected songs and their contributions to geography teaching was proposed. Thus, it can be concluded that the use of music in geography teaching contributes to the appreciation of Brazilian culture, broadens students’ linguistic repertoire, and encourages the development of a critical and analytical view of both national culture and Brazilian geography itself.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Larissa Araújo Coutinho de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA

    Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia e do programa de pós-graduação em Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora (2020), mestra (2015) com período sanduíche na Universidad Autónoma Metropolitana (México), bacharela (2012) e licenciada (2011) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Possui Pós-doutorado em Geografia (2023) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Especialização em Ensino de Geografia (2022) pela UNESP, campus de Ourinhos. Vencedora da primeira edição do Prêmio Isabel André para a Investigação em Gênero e Geografia, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Desde de 2011 estuda questões de gênero no espaço agrário, tendo atualmente, interesse nas seguintes temáticas: relações de gênero no campo e na cidade, interseccionalidades, políticas públicas, pesquisa qualitativa e mulheres no pensamento geográfico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6585-7537. E-mail: coutinholacp@gmail.com (Fonte: Currículo Lattes)

  • Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de S. João da Boa Vista

    É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da Unesp-Rio Claro, com Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano. Realizou estágio de Pós-doutorado junto à FCT/Unesp de Presidente Prudente (Gasperr). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Unesp-Rio Claro e Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da Unesp, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 6 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares e Caderno Prudentino de Geografia. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B e capítulos de livros

References

AB’SÁBER, Aziz. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidade paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ANDREIS, Adriana Maria; CALLAI, Helena Copetti. Alicerces às aulas: Princípios, Conceitos e Categorias Geográficas. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.2, n.3, p. 80-101, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ensinodegeografia/article/view/243921/34426.

ASSUNÇÃO, Érica Patrícia Barros; MOURA, João Benvindo de. A construção de sentidos no discurso literário: a paratopia numa perspectiva de interface. Letras em Revista (PPGL/UESPI), v. 8, p. 437- 450, 2018a. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/41.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão definitiva. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: Caracterização da Área de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar a Paisagem para aprender Geografia. In: PEREIRA, Marcelo Garrido.(Comp.). La opacidade del Paisaje imagens e tempos educativos. Porto Alegre. Imprensa Livre, 2013.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o Lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre. Mediação, 2012.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), Campinas SP, v. 25, n.66, p. 227-247, 2005. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101 32622005000200006

CARLOS, Josely Teixeira. Fosse um Chico, um Gil, um Caetano: uma análise retórico discursiva das relações polêmicas na construção da identidade do cancionista Belchior. 2014. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em:<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-07102014-121114/ptbr.php>.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do Mundo. São Paulo: HUCITEC, 1996.

CASTROGIOVANNI, Antônio. Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. In: CASTROGIOVANNI, Antônio; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, André (Orgs.) Porto Alegre: Mediação, 2000.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuições de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELAR, Sônia (Org). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

CORREIA, Marcos Alberto. KOZEL, Salete. Representação e Ensino: Ressignificação de conteúdos geográficos por meio da música. Luminaria, 2009. Disponível em: <http://tiny.cc/srkid>

DOZENA, Alessandro. Os sons como linguagens espaciais. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro, n.45, p.31–42, Jan–jun. 2019. DOI: 106 https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48532. Disponível em: https: //publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/48532.

FUINI, Lucas Labigalini. Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos. Terra Plural, v. 8, n. 1, p. 225–249, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6155.

FUINI, Lucas Labigalini. O ensino da Geografia e seus conceitos através da música. Geografia, AGETEO, Rio Claro, v. 38, n. 1, p. 93-106, jan./abr. 2013.

HAESBAERT, Rogério. A desterritorialização: Entre as redes e os aglomerados de exclusão. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: HENTSCHKE, Liane (Org.) Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.

LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: EDUSP, 1999.

MACEDO, Cátia Oliveira; OLIVEIRA, Ana Cristina Freire de; SILVA, Sharlene Mougo. O ensino da geografia por entre letras e canções. Revista brasileira de educação em Geografia, v. 10, n. 20, 2020. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.724

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MASSEY, Doreen. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, A. (Org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000.

MEDEIROS, Jotabê. Belchior: Apenas um rapaz latino-americano. São Paulo:

Todavia, 2017.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira; SANTOS, Wellington Tavares. Música na educação infantil. In: III Congresso Nacional da Área de Educação: Episteme. Curitiba: PUC-PR, 2005.

MOREIRA, Ruy. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. Etc..., Espaço, tempo e crítica, n. 3, v. 1, 1° de junho de 2007.

PAULA, Lucas Pinheiro de; SILVA, Ana Elyse Fernandes; NASCIMENTO, Carla Cristiane Nunes. A potencialidade da linguagem musical no ensino de geografia: fluxos migratórios no Brasil na canção ‘Fotografia 3x4’ de Belchior. Revista brasileira de educação em Geografia, 10(20), 2020. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.869

RELPH, Zech C. As bases fenomenológicas da geografia. Geografia, AGETEO, n. 4, v. 7, p. 1-25, 1979.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4a ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. 4. ed. São Paulo: Ed. Hucitec, 1996.

SANTOS, Leandro Martan Bezerra. Eu Prefiro Andar Sozinho: as disputas de Belchior com a tropicália e a indústria musical brasileira. Fases de Clio, 2020.

SARTORELLI, Alberto. O Belchior que a crítica vulgar não viu. Outras Palavras, 2017.

SODRÉ, Nelson Werneck. Introdução à Geografia: Geografia e Ideologia. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1976.

SOUZA, Marcelo Lopes O território: sobre espaço, poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1999.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia nas séries iniciais: o desafio da

totalidade mundo. São Paulo: Anablume, 2004.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Espaço geográfico uno e múltiplo. Revista Scripta Nova, Universidad de Barcelona, v. 5, p. 79-104, 2001. Disponível em <http://www.ub.es/geocrit/sn-93.htm> Acesso em 10/09/2010.

TUAN, Yi Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

VAZ, Sérgio. Flores de Alvenaria. São Paulo: Global Editora, 2016.

VITTE, Antonio Carlos. O desenvolvimento do conceito de paisagem e sua inserção na geografia física. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 06, n. 11, 2007.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

O trovador do porão e seu pequeno mapa do tempo: possíveis articulações entre o ensino das categorias geográficas e a obra de Belchior

Published

15-10-2025

How to Cite

The troubadour of the basement and his little map of time: possible articulations between the teaching of geographical categories and Belchior’s work. Geografares, Vitória, Brasil, v. 5, n. 41, p. e-48190, 2025. DOI: 10.47456/geo.v5i41.48190. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/48190. Acesso em: 5 dec. 2025.