El trovador en el sótano y su pequeño mapa del tiempo: posibles conexiones entre la enseñanza de las categorías geográficas y la obra de Belchior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v5i41.48190

Palabras clave:

categorías geográficas, música, Belchior, enseñanza de la geografia

Resumen

El artículo en cuestión tiene como objetivo analizar las letras de las canciones del cantante y compositor cearense Antônio Carlos Belchior (1946-2017) a la luz de las principales categorías geográficas: espacio, territorio, región, paisaje y lugar. La elaboración del texto implicó, como procedimientos metodológicos, la revisión bibliográfica y documental sobre el uso de la música como recurso didáctico, las categorías geográficas en la enseñanza de la geografía y las biografías del artista. Posteriormente, se realizó un estudio de sus composiciones y, a partir de la lectura y la sistematización, se identificaron posibles relaciones de cada categoría geográfica con sus obras. Por último, se propuso un análisis en profundidad de canciones seleccionadas y sus contribuciones a la enseñanza de la geografia. De este modo, se concluye que el uso de la música en la enseñanza de la Geografía contribuye a la valorización de la cultura brasileña, amplía el repertorio lingüístico de los estudiantes y favorece la construcción de una mirada crítica y analítica tanto sobre la cultura nacional como sobre la propia geografía brasileña.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Larissa Araújo Coutinho de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA

    Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia e do programa de pós-graduação em Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora (2020), mestra (2015) com período sanduíche na Universidad Autónoma Metropolitana (México), bacharela (2012) e licenciada (2011) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Possui Pós-doutorado em Geografia (2023) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Especialização em Ensino de Geografia (2022) pela UNESP, campus de Ourinhos. Vencedora da primeira edição do Prêmio Isabel André para a Investigação em Gênero e Geografia, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Desde de 2011 estuda questões de gênero no espaço agrário, tendo atualmente, interesse nas seguintes temáticas: relações de gênero no campo e na cidade, interseccionalidades, políticas públicas, pesquisa qualitativa e mulheres no pensamento geográfico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6585-7537. E-mail: coutinholacp@gmail.com (Fonte: Currículo Lattes)

  • Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de S. João da Boa Vista

    É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da Unesp-Rio Claro, com Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano. Realizou estágio de Pós-doutorado junto à FCT/Unesp de Presidente Prudente (Gasperr). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Unesp-Rio Claro e Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da Unesp, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 6 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares e Caderno Prudentino de Geografia. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B e capítulos de livros

Referencias

AB’SÁBER, Aziz. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidade paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ANDREIS, Adriana Maria; CALLAI, Helena Copetti. Alicerces às aulas: Princípios, Conceitos e Categorias Geográficas. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.2, n.3, p. 80-101, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ensinodegeografia/article/view/243921/34426.

ASSUNÇÃO, Érica Patrícia Barros; MOURA, João Benvindo de. A construção de sentidos no discurso literário: a paratopia numa perspectiva de interface. Letras em Revista (PPGL/UESPI), v. 8, p. 437- 450, 2018a. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/41.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão definitiva. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: Caracterização da Área de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar a Paisagem para aprender Geografia. In: PEREIRA, Marcelo Garrido.(Comp.). La opacidade del Paisaje imagens e tempos educativos. Porto Alegre. Imprensa Livre, 2013.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o Lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre. Mediação, 2012.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), Campinas SP, v. 25, n.66, p. 227-247, 2005. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101 32622005000200006

CARLOS, Josely Teixeira. Fosse um Chico, um Gil, um Caetano: uma análise retórico discursiva das relações polêmicas na construção da identidade do cancionista Belchior. 2014. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em:<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-07102014-121114/ptbr.php>.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do Mundo. São Paulo: HUCITEC, 1996.

CASTROGIOVANNI, Antônio. Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. In: CASTROGIOVANNI, Antônio; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, André (Orgs.) Porto Alegre: Mediação, 2000.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuições de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELAR, Sônia (Org). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

CORREIA, Marcos Alberto. KOZEL, Salete. Representação e Ensino: Ressignificação de conteúdos geográficos por meio da música. Luminaria, 2009. Disponível em: <http://tiny.cc/srkid>

DOZENA, Alessandro. Os sons como linguagens espaciais. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro, n.45, p.31–42, Jan–jun. 2019. DOI: 106 https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48532. Disponível em: https: //publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/48532.

FUINI, Lucas Labigalini. Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos. Terra Plural, v. 8, n. 1, p. 225–249, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6155.

FUINI, Lucas Labigalini. O ensino da Geografia e seus conceitos através da música. Geografia, AGETEO, Rio Claro, v. 38, n. 1, p. 93-106, jan./abr. 2013.

HAESBAERT, Rogério. A desterritorialização: Entre as redes e os aglomerados de exclusão. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: HENTSCHKE, Liane (Org.) Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.

LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: EDUSP, 1999.

MACEDO, Cátia Oliveira; OLIVEIRA, Ana Cristina Freire de; SILVA, Sharlene Mougo. O ensino da geografia por entre letras e canções. Revista brasileira de educação em Geografia, v. 10, n. 20, 2020. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.724

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MASSEY, Doreen. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, A. (Org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000.

MEDEIROS, Jotabê. Belchior: Apenas um rapaz latino-americano. São Paulo:

Todavia, 2017.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira; SANTOS, Wellington Tavares. Música na educação infantil. In: III Congresso Nacional da Área de Educação: Episteme. Curitiba: PUC-PR, 2005.

MOREIRA, Ruy. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. Etc..., Espaço, tempo e crítica, n. 3, v. 1, 1° de junho de 2007.

PAULA, Lucas Pinheiro de; SILVA, Ana Elyse Fernandes; NASCIMENTO, Carla Cristiane Nunes. A potencialidade da linguagem musical no ensino de geografia: fluxos migratórios no Brasil na canção ‘Fotografia 3x4’ de Belchior. Revista brasileira de educação em Geografia, 10(20), 2020. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.869

RELPH, Zech C. As bases fenomenológicas da geografia. Geografia, AGETEO, n. 4, v. 7, p. 1-25, 1979.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4a ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. 4. ed. São Paulo: Ed. Hucitec, 1996.

SANTOS, Leandro Martan Bezerra. Eu Prefiro Andar Sozinho: as disputas de Belchior com a tropicália e a indústria musical brasileira. Fases de Clio, 2020.

SARTORELLI, Alberto. O Belchior que a crítica vulgar não viu. Outras Palavras, 2017.

SODRÉ, Nelson Werneck. Introdução à Geografia: Geografia e Ideologia. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1976.

SOUZA, Marcelo Lopes O território: sobre espaço, poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1999.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia nas séries iniciais: o desafio da

totalidade mundo. São Paulo: Anablume, 2004.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Espaço geográfico uno e múltiplo. Revista Scripta Nova, Universidad de Barcelona, v. 5, p. 79-104, 2001. Disponível em <http://www.ub.es/geocrit/sn-93.htm> Acesso em 10/09/2010.

TUAN, Yi Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

VAZ, Sérgio. Flores de Alvenaria. São Paulo: Global Editora, 2016.

VITTE, Antonio Carlos. O desenvolvimento do conceito de paisagem e sua inserção na geografia física. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 06, n. 11, 2007.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

O trovador do porão e seu pequeno mapa do tempo: possíveis articulações entre o ensino das categorias geográficas e a obra de Belchior

Publicado

15-10-2025

Cómo citar

El trovador en el sótano y su pequeño mapa del tiempo: posibles conexiones entre la enseñanza de las categorías geográficas y la obra de Belchior. Geografares, Vitória, Brasil, v. 5, n. 41, p. e-48190, 2025. DOI: 10.47456/geo.v5i41.48190. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/48190. Acesso em: 5 dec. 2025.