Le troubadour au sous-sol et sa petite carte du temps : liens possibles entre l'enseignement des catégories géographiques et l'œuvre de Belchior

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/geo.v5i41.48190

Mots-clés :

catégories géographiques, musique, Belchior, enseignement de la géographie

Résumé

Cet article a pour objectif d'analyser les paroles des chansons du chanteur et compositeur cearense Antônio Carlos Belchior (1946-2017) à la lumière des principales catégories géographiques : espace, territoire, région, paysage et lieu. La rédaction du texte a impliqué, comme procédures méthodologiques, une revue bibliographique et documentaire sur l'utilisation de la musique comme ressource didactique, les catégories géographiques dans l'enseignement de la géographie et les biographies de l'artiste. Par la suite, une étude de ses compositions a été réalisée, et à partir de la lecture et de la systématisation, les relations possibles entre chaque catégorie géographique et ses œuvres ont été identifiées. Enfin, une analyse approfondie de chansons sélectionnées et de leurs contributions à l'enseignement de la géographie a été proposée. On peut donc conclure que l'utilisation de la musique dans l'enseignement de la géographie contribue à la valorisation de la culture brésilienne, élargit le répertoire linguistique des élèves et favorise le développement d'un regard critique et analytique tant sur la culture nationale que sur la géographie brésilienne elle-même.

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Biographies des auteurs

  • Larissa Araújo Coutinho de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA

    Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia e do programa de pós-graduação em Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora (2020), mestra (2015) com período sanduíche na Universidad Autónoma Metropolitana (México), bacharela (2012) e licenciada (2011) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Possui Pós-doutorado em Geografia (2023) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Especialização em Ensino de Geografia (2022) pela UNESP, campus de Ourinhos. Vencedora da primeira edição do Prêmio Isabel André para a Investigação em Gênero e Geografia, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Desde de 2011 estuda questões de gênero no espaço agrário, tendo atualmente, interesse nas seguintes temáticas: relações de gênero no campo e na cidade, interseccionalidades, políticas públicas, pesquisa qualitativa e mulheres no pensamento geográfico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6585-7537. E-mail: coutinholacp@gmail.com (Fonte: Currículo Lattes)

  • Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de S. João da Boa Vista

    É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da Unesp-Rio Claro, com Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano. Realizou estágio de Pós-doutorado junto à FCT/Unesp de Presidente Prudente (Gasperr). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Unesp-Rio Claro e Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da Unesp, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 6 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares e Caderno Prudentino de Geografia. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B e capítulos de livros

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O trovador do porão e seu pequeno mapa do tempo: possíveis articulações entre o ensino das categorias geográficas e a obra de Belchior

Publiée

15-10-2025

Comment citer

Le troubadour au sous-sol et sa petite carte du temps : liens possibles entre l’enseignement des catégories géographiques et l’œuvre de Belchior. Geografares, Vitória, Brasil, v. 5, n. 41, p. e-48190, 2025. DOI: 10.47456/geo.v5i41.48190. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/48190. Acesso em: 5 déc. 2025.