Políticas Públicas para fortalecimento da Agricultura Familiar: experiência de aquisição de produtos de agricultores familiares para alimentação escolar em Vila Velha e no Espírito Santo/National School Feeding Program (PNAE): experience of purchasing products from family farmers for school feeding in Vila Velha-ES
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO25.17590Resumo
Nosso objetivo é apresentar a importância de políticas públicas territoriais que incentivam os agricultores familiares, com destaque para a compra direta de produtos agrícolas para a alimentação escolar. Evidenciamos benefícios de políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) mediante pesquisa bibliográfica e documental. Nossos resultados apontam que essa aquisição de alimento é expressiva no Espírito Santo e que o município de Vila Velha tem se destacado no recebimento de recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no período de 2012 a 2015, para somar aos seus recursos próprios, contudo existem desafios na operacionalização desse programa.
ABSTRACT
In this paper, we highlight the importance of public policies that encourage the direct purchase of agricultural products from family farmers. Through an exploratory research, we sought to verify the implementation of the National School Feeding Program (PNAE) in the municipality of Vila Velha from 2012 to 2015, through bibliographical, documentary and empirical research. Our results point that Vila Velha stands out in the receipt of financial resources for this purpose, although there are challenges in its operationalization regarding intersectorality, regularity in the supply of foodstuffs and the development of educational work in schools.
Keywords: Family Farmers, Public Policies, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).