A REDE DE CIDADES DO ESPÍRITO SANTO: POLARIZAÇÃO E DESAFIOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO15.5558Resumen
Este artigo avalia a rede de cidades atual do Estado do Espírito Santo, mostrando sua rigidez e polarização. Examina uma carteira de investimentos e seus possíveis impactos na organização territorial do Estado. A avaliação é que a carteira está ainda muito concentrada na Grande Vitória, mas importantes investimentos começam a se espalhar pelo litoral (tanto ao norte como ao sul), o que abre a possibilidade de atuação de políticas públicas para fortalecimento de polos regionais alternativos e melhor distribuídos pelo território capixaba. Esta política, para ser mais efetiva, deveria também focar na mudança no perfil dos investimentos no Estado, ainda concentrados essencialmente na produção de commodities.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).