Territórios alimentares e reinvenção das tradições na cozinha colonial da Serra Catarinense (SC): a experiência da associação de agroturismo acolhida na colônia
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO25.17633Resumo
O estudo investiga as dinâmicas e estratégias articuladas pelo projeto de estruturação do turismo em ambiente rural da agricultura familiar na região das Encostas da Serra Catarinense (SC), pela Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, na busca da reintrodução de práticas, saberes e fazeres alimentares regionais. Toma, como problema de pesquisa, o tensionamento e a proposta de distinção entre os conceitos predominantes na mídia e no senso comum a respeito de resgate ou recuperação da cultura culinária rural ancestral, em contraposição à ideia da invenção das tradições, aliada a projetos de agenciamento da memória popular em prol da construção imaginária do território alimentar em estudo.
Palavras-chave: Comida Regional; Territórios Alimentares; Tradições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).