Militarização dos territórios escolares: a atuação da CIPOE nas escolas da Grande Belém durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v1i32.35290

Palavras-chave:

Biopoder, Mecanismo de segurança, Território

Resumo

O policiamento efetuado pela Companhia Independente de Polícia Escolar (CIPOE), uma unidade da Polícia Militar (PM), é uma realidade nas escolas da Grande Belém. Constitui-se o tema desta pesquisa as práticas de gestão e de controle territorial dessa companhia, as quais objetivamos analisar por meio dos registros disponibilizados em seus canais oficiais de divulgação em redes sociais, sobretudo, no Facebook. Como procedimentos metodológicos, recorremos à literatura especializada, à catalogação dos registros e à classificação das práticas desenvolvidas pela CIPOE no período pandêmico, agrupando os dados em seis categorias de atuação. Em seguida, procedemos com as análises, de acordo com o referencial teórico que tomamos como suporte. Como resultado, obtivemos a elaboração de um quadro e a catalogação de diversos trechos das postagens da companhia. Concluímos que a CIPOE continua realizando rodadas nas escolas, e avançando nas disputas pelo controle do território por meio de práticas de militarização do espaço escolar.

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Biografia do Autor

Leildo Dias Silva, Secretaria de Estado da Educação do Pará (SEDUC)

Professor de Geografia na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA), Campus Belém. Graduado em Licenciatura em Geografia e Técnico em Geodésia e Cartografia, ambos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém. Técnico/profissionalizante em Formação de Professores em Nível Médio Modalidade Normal pelo Centro Educacional Monte Castelo. Atuo principalmente pesquisando os seguintes temas: produção e controle do território pela segurança pública, pelas suas instituições e pelos seus agentes; segurança pública como paradigma de governo. Nos últimos dois anos, como professor da educação básica, tenho, também, me interessado pelo diálogo envolvendo o tema do Ensino em Geografia. Tenho experiência na docência e na elaboração de mapas.

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Publicado

21-07-2021

Como Citar

DIAS SILVA, Leildo. Militarização dos territórios escolares: a atuação da CIPOE nas escolas da Grande Belém durante a pandemia. Geografares, [S. l.], v. 1, n. 32, p. 217–239, 2021. DOI: 10.47456/geo.v1i32.35290. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/35290. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Geografizando a pandemia. Entrelugares do adoecimento existencial