Militarização dos territórios escolares: a atuação da CIPOE nas escolas da Grande Belém durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47456/geo.v1i32.35290Palavras-chave:
Biopoder, Mecanismo de segurança, TerritórioResumo
O policiamento efetuado pela Companhia Independente de Polícia Escolar (CIPOE), uma unidade da Polícia Militar (PM), é uma realidade nas escolas da Grande Belém. Constitui-se o tema desta pesquisa as práticas de gestão e de controle territorial dessa companhia, as quais objetivamos analisar por meio dos registros disponibilizados em seus canais oficiais de divulgação em redes sociais, sobretudo, no Facebook. Como procedimentos metodológicos, recorremos à literatura especializada, à catalogação dos registros e à classificação das práticas desenvolvidas pela CIPOE no período pandêmico, agrupando os dados em seis categorias de atuação. Em seguida, procedemos com as análises, de acordo com o referencial teórico que tomamos como suporte. Como resultado, obtivemos a elaboração de um quadro e a catalogação de diversos trechos das postagens da companhia. Concluímos que a CIPOE continua realizando rodadas nas escolas, e avançando nas disputas pelo controle do território por meio de práticas de militarização do espaço escolar.
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