Paisagismo e sustentabilidade para a promoção do bem estar da comunidade
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14365Palavras-chave:
Multiplicadores, Ecodesign, InterdisciplinariedadeResumo
O projeto de extensão da UERGS foi uma prática da interdisciplinariedade e contribuiu com a gestão ambiental da unidade de Tapes, no Sul do Brasil. Neste contexto, o objetivo do projeto foi atingido, onde se recriou o ambiente paisagístico, com frutíferas, plantas medicinais, decorativas nativas ou exóticas. Foi estudada a estruturação do solo com práticas como o plantio de espécies que contribuem para sua reconstituição, reciclagem e reutilização de resíduos com a participação da comunidade. Como metodologias foram realizadas oficinas teórico-práticas totalizando 40 horas no turno da tarde, tendo como público alvo a comunidade local, professores, alunos das escolas da região e acadêmicos da UERGS. As oficinas possibilitaram a troca de saberes, bem como o desafio da conservação do solo, de espécies da vegetação local. Técnicas de paisagismo e “ecodesign” foram aplicadas com a utilização de recursos audiovisuais e apresentação de vídeos. O planejamento e a implementação do espaço paisagístico foram desenvolvidos com participantes que realizaram atividades de manejo e multiplicação das plantas, manejo do solo, medição da área do local do projeto, levantamento de plantas existentes e planejamento paisagístico. O projeto despertou e possibilitou a observação de diferentes ambientes, estimulou o trabalho em equipe, promoveu a participação em ações que contribuíram para tornar os espaços dinâmicos e interativos. Das oficinas resultou a formação de novo espaço, visivelmente agradável, tornando os participantes multiplicadores de ações em prol do bem estar da comunidade.
Downloads
Referências
ABBUD, B. Criando paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística.2ed. São Paulo: Senac. 2006. 207p.
BACKES, T. Lutzenberger e a Paisagem. Porto Alegre: Paisagem do Sul editora. 2005.
BACKES, T. Paisagismo para celebrar a vida: Jardins como cura da paisagem e das pessoas. Porto Alegre: Paisagem do Sul editora. 2012. 57p.
DEMATTE, M.E.S.P. Princípios de paisagismo. Jaboticabal: Unesp. 1997. 104p.
GOLVEA JR., A. C. Jardins do Brasil: anuário brasileiro dos arquitetos/paisagistas. V.4. Cotia: Decor&Arts Acessória Editorial Ltda. 2004. 240p.
LIRA FILHO, J.A. Paisagismo: elementos de composição e estética. Série Planejamento Paisagístico. Coleção Jardinagem e Paisagismo. Viçosa: Aprenda fácil. 2002. 173p.
OLIVEIRA, A.R. Tantas vezes paisagem. Rio de Janeiro: [s.n.], 2008. 151p.
SIQUEIRA, V. B. Burle Marx: Espaço da arte brasileira. São Paulo: Cosac & Naify. 2004. 128 p.
TUPIASSÚ, A. Recursos Vegetais. In: BRAGA, M.A. Curso Municipal de Recursos Paisagísticos. São Paulo: SVMA, 2014. 1, 59p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).