Paisagismo e sustentabilidade para a promoção do bem estar da comunidade

Autores/as

  • Fernanda Trescastro Pacheco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Margarete Sponchiado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14365

Palabras clave:

Multiplicadores, Ecodesign, Interdisciplinariedade

Resumen

O projeto de extensão da UERGS foi uma prática da interdisciplinariedade e contribuiu com a gestão ambiental da unidade de Tapes, no Sul do Brasil. Neste contexto, o objetivo do projeto foi atingido, onde se recriou o ambiente paisagístico, com frutíferas, plantas medicinais, decorativas nativas ou exóticas. Foi estudada a estruturação do solo com práticas como o plantio de espécies que contribuem para sua reconstituição, reciclagem e reutilização de resíduos com a participação da comunidade. Como metodologias foram realizadas oficinas teórico-práticas totalizando 40 horas no turno da tarde, tendo como público alvo a comunidade local, professores, alunos das escolas da região e acadêmicos da UERGS. As oficinas possibilitaram a troca de saberes, bem como o desafio da conservação do solo, de espécies da vegetação local. Técnicas de paisagismo e “ecodesign” foram aplicadas com a utilização de recursos audiovisuais e apresentação de vídeos. O planejamento e a implementação do espaço paisagístico foram desenvolvidos com participantes que realizaram atividades de manejo e multiplicação das plantas, manejo do solo, medição da área do local do projeto, levantamento de plantas existentes e planejamento paisagístico. O projeto despertou e possibilitou a observação de diferentes ambientes, estimulou o trabalho em equipe, promoveu a participação em ações que contribuíram para tornar os espaços dinâmicos e interativos. Das oficinas resultou a formação de novo espaço, visivelmente agradável, tornando os participantes multiplicadores de ações em prol do bem estar da comunidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ABBUD, B. Criando paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística.2ed. São Paulo: Senac. 2006. 207p.

BACKES, T. Lutzenberger e a Paisagem. Porto Alegre: Paisagem do Sul editora. 2005.

BACKES, T. Paisagismo para celebrar a vida: Jardins como cura da paisagem e das pessoas. Porto Alegre: Paisagem do Sul editora. 2012. 57p.

DEMATTE, M.E.S.P. Princípios de paisagismo. Jaboticabal: Unesp. 1997. 104p.

GOLVEA JR., A. C. Jardins do Brasil: anuário brasileiro dos arquitetos/paisagistas. V.4. Cotia: Decor&Arts Acessória Editorial Ltda. 2004. 240p.

LIRA FILHO, J.A. Paisagismo: elementos de composição e estética. Série Planejamento Paisagístico. Coleção Jardinagem e Paisagismo. Viçosa: Aprenda fácil. 2002. 173p.

OLIVEIRA, A.R. Tantas vezes paisagem. Rio de Janeiro: [s.n.], 2008. 151p.

SIQUEIRA, V. B. Burle Marx: Espaço da arte brasileira. São Paulo: Cosac & Naify. 2004. 128 p.

TUPIASSÚ, A. Recursos Vegetais. In: BRAGA, M.A. Curso Municipal de Recursos Paisagísticos. São Paulo: SVMA, 2014. 1, 59p.

Publicado

22-11-2016

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

TRESCASTRO PACHECO, Fernanda; SPONCHIADO, Margarete. Paisagismo e sustentabilidade para a promoção do bem estar da comunidade. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 131–139, 2016. DOI: 10.30712/guara.v1i5.14365. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/14365. Acesso em: 27 dec. 2025.

Artículos similares

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.